Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Autárquicas

PS conquistou 12 das 17 câmaras do distrito de Coimbra

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 30-09-2013

O PS conquistou nas eleições de domingo 12 das 17 câmaras do distrito de Coimbra, entre as quais a da capital do distrito e Vila Nova de Poiares, desde 1974 liderada pelo social-democrata Jaime Soares, que não se recandidatou ao lugar.

PUBLICIDADE

O regresso dos socialistas à Câmara de Coimbra, três mandatos depois, com Manuel Machado – que a perdeu, em 2001, para os sociais-democratas – constitui uma das vitórias mais significativas do PS, mas sem conseguir chegar à maioria absoluta (conquistou cinco mandatos, contra quatro do PSD, um da CDU e um do movimento Cidadãos Por Coimbra).

O PS reforçou as maiorias que tinha nas câmaras da Figueira da Foz e de Oliveira do Hospital, mantendo-se o PSD na liderança de apenas uma das quatro cidades do distrito (Cantanhede).

PUBLICIDADE

publicidade

Além de Vila Nova de Poiares, o PSD também perdeu, para o PS, Miranda do Corvo e Montemor-o-Velho, concelhos que detinha há três mandatos consecutivos.

Dos presidentes que se recandidataram ao cargo (Figueira da Foz, Góis, Oliveira do Hospital e Penacova, pelo PS, e Arganil, Cantanhede e Pampilhos da Serra, pelo PSD) foram todos reeleitos, exceto João Reigota, que concorria ao terceiro mandato, pelo PS, em Mira, e perdeu para o PSD.

PUBLICIDADE

Em Coimbra, na Lousã e em Tábua, os presidentes – que assumiram o lugar na sequência do abandono dos seus antecessores, durante o mandato que agora termina -, João Paulo Barbosa de Melo (PSD) perdeu para Manuel Machado, enquanto Luís Antunes e Mário Loureiro, ambos do PS, se mantêm à frente dos seus municípios.

O PS continua na liderança dos municípios de Condeixa-a-Nova e Soure, onde os presidentes cessantes cumpriram os respetivos mandatos até ao fim, mas não se recandidataram.

Em Penela, o mandato que agora termina foi desempenhado por dois presidentes (PSD) que não se recandidataram, continuando os sociais-democratas a serem maioritários.

Até às eleições de 29 de setembro, o PS detinha maioria em nove e o PSD em oito concelhos do distrito de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com