Saúde

Projeto PortugalApto.pt disponibiliza ferramenta que permite medir o impacto laboral das doenças reumáticas

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 01-04-2014

O projeto PortugalApto.pt, que foi apresentado a 13 de Dezembro em Lisboa, acaba de operacionalizar o Website www.portugalapto.pt, uma plataforma online onde doentes, profissionais de saúde e população em geral podem ficar a conhecer o que é o projeto, quais os objetivos, o lema e a meta, bem como consultar artigos científicos e os parceiros desta iniciativa.

PUBLICIDADE

Paralelamente foi também desenvolvida uma área de cálculo de impacto laboral à qual os interessados podem aceder e, através do preenchimento de alguns campos, descobrir qual a percentagem de impedimento geral de trabalho devido a questões de saúde. Posteriormente estes dados serão compilados num estudo global que permitirá chegar a resultados relativamente ao absentismo laboral em Portugal.

Coordenado pelos reumatologistas Luís Cunha Miranda e Augusto Faustino o PortugalApto.pt conta com o endorsement do Prof.º António Bagão Félix, Economista e ex-Ministro das Finanças e da Segurança Social.

PUBLICIDADE

publicidade

O PortugalApto.pt é um projeto de intervenção social que tem como assinatura “Doenças Reumáticas: produtividade, Empregabilidade e Saúde Social”, e que pretende dar resposta a um dos principais problemas de saúde pública e saúde social do nosso país. Para isso vai reunir em torno da problemática das doenças reumáticas (DR) e doenças músculo-esqueléticas relacionadas com o trabalho, investigadores, médicos, sociedades científicas, associações de doentes da área, universidades, entidades patronais, associações de trabalhadores e governantes. “O objectivo é trabalhar no sentido de limitar os impactos negativos das doenças reumáticas e promover uma mudança de conceito destas doenças, deixando estas de ser consideradas como uma condição invalidante e passando a ser vistas como uma doença crónica passível de controlo e de restituição de funcionalidade”, refere o reumatologista Augusto Faustino, embaixador do PortugalApto.pt

Este projeto surge na sequência e integrado no trabalho levado a cabo por uma organização internacional denominada “Fit for Work”, destinada a demonstrar toda esta realidade a nível europeu. “O foco da sua intervenção é manter o indivíduo apto para o trabalho, garantindo mais trabalho e de melhor qualidade, realidade que constituirá um ganho global para todos, em especial para o indivíduo doente, mas também para a sociedade, tornando possível modificar a realidade atual do impacto e custos das doenças reumáticas”, sublinha Augusto Faustino.

PUBLICIDADE

A iniciativa Fit For Work é uma parceria de organizações e indivíduos que conta com o patrocínio da The Work Foundation, da Década do Osso e da Articulação da ONU, da Liga Europeia Contra o Reumatismo (EULAR) e da RAND Europe. A coligação Fit for Work Europe é apoiada pela biofarmacêutica AbbVie – um dos sócios fundadores – e conta com uma subvenção de apoio da GE Healthcare.

As doenças do sistema músculo-esquelético são internacionalmente a causa mais frequente de morbilidade. Em 2005, na Europa, estimou-se uma prevalência pontual de dor de causa músculo-esquelética na população adulta entre 20 e 30 por cento.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE