CHUC

Prognóstico reservado para os três bombeiros internados em Coimbra

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 30-08-2013

Os três bombeiros internados na unidade de queimados do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) encontram-se hoje de manhã “intubados, ventilados e com prognóstico reservado”, segundo aquela instituição.

PUBLICIDADE

“Encontram-se internados na Unidade de Queimados do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra três doentes queimados (provenientes de zonas de incêndio). Todos os doentes se encontram intubados e ventilados e com prognóstico reservado”, refere um comunicado do CHUC.

O centro hospitalar diz que estes doentes são provenientes do hospital de Braga, de Bragança e do Centro de Saúde de Vila Nova de Foz Côa.

PUBLICIDADE

publicidade

O CHUC esclarece que o doente proveniente de Braga, do sexo masculino, com 50 anos, tem 19% da superfície corporal queimada, com queimaduras ao nível da extremidade cefálica, membros superiores e tronco.

O doente proveniente de Bragança, também do sexo masculino, com 45 anos, apresenta 26% da superfície corporal queimada, com queimaduras ao nível da extremidade cefálica, membros superiores e inferiores.

PUBLICIDADE

O outro doente, proveniente de Foz Côa, tem 62 anos, é do sexo masculino e apresenta 17% da superfície corporal queimada, com atingimento da face, mãos e membros inferiores.

O CHUC ativou na quinta-feira o plano de contingência destinado a dar resposta às ocorrências resultantes dos incêndios florestais.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o CHUC referiu que disponibiliza, de imediato, seis camas de grandes queimados (na unidade de queimados), cinco camas para queimados e/ou cuidados intensivos na unidade de internamento de curta duração (área de serviço de urgência) e uma área para doentes de foro respiratório ou outros problemas médicos.

“O CHUC poderá ainda disponibilizar mais três camas de grandes queimados e cinco camas de Cuidados Intensivos. Por outro lado, o Bloco Operatório Central do CHUC foi ativado e convertido para suportar mais três salas operatórias em simultâneo. O tempo de espera para ativação destas salas é de apenas 30 minutos”, dizia a nota do centro hospitalar.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE