Câmaras

Proença é a mais rosa e Pampilhosa a mais laranja

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 01-10-2013

O concelho de Proença-a-Nova, em Castelo Branco, é o mais socialista do país, com 72,77% dos votos, em contraste com Santana, na Madeira, onde os socialistas não ultrapassaram 7,78% dos resultados nas eleições autárquicas do passado domingo.

PUBLICIDADE

Naquele concelho do distrito de Castelo Branco, a votação foi suficiente para o PS ter maioria absoluta na câmara – quatro mandatos contra um do PSD -, tal como em Baião (Porto), onde os 71,41% de votos garantiram seis vereadores, enquanto os sociais-democratas tiveram apenas um.

No terceiro lugar do pódio dos concelhos ‘rosa’ surge Vila Velha de Ródão, também no distrito de Castelo Branco, com 69,4% dos votos. O último concelho da lista de votos no PS é Santana (Madeira), onde os candidatos socialistas tiveram 7,78% dos votos.

PUBLICIDADE

publicidade

Quanto ao PSD, Pampilhosa da Serra (Coimbra), obteve 83,12 % elegendo os cinco vereadores que compõem o executivo.

Em segundo lugar, com 70,92% está Murtosa (Aveiro), onde o partido ganhou seis mandatos contra um do PS.

PUBLICIDADE

Surge depois Fronteira (Portalegre), com 66,74%, mais uma maioria absoluta, com quatro mandatos a caber à lista ‘laranja’ e um ao PS.

Em Campo Maior, Portalegre, os sociais-democratas não tiveram mais de 89 votos, 1,64% do total.

O CDS-PP, que nestas eleições obteve a presidência de cinco câmaras, foi o partido mais votado no concelho em Ponte de Lima – o único município que detinha em 2009 -, com 54,3% dos votos. Em Santana, na Madeira, o partido teve 51,72% dos votos, seguido do concelho açoriano de Velas, com 49,18%.

Nestas eleições, o concelho mais comunista do país é Cuba (Beja), onde a coligação PCP/Verdes teve 56,7% dos votos. Em Arraiolos, Évora, a lista da CDU obteve 54,73% dos votos, enquanto em Castro Verde, também em Beja, o resultado foi de 54,69%.

A CDU teve a votação mais baixa em Sernancelhe, Viseu, de apenas 16 votos (0,34%).

A coligação dos dois partidos que formam o Governo – e que alcançou, em todo o país, 16 presidências de câmara – foi a mais votada em Oliveira de Frades (Viseu), com 71,42% dos votos, concelho seguido de Vila Nova de Famalicão (Braga), com 58,55% dos votos. Em terceiro lugar, surge Almeida, Guarda, com 56,33%.

Em Mértola, Beja, a coligação PSD/CDS-PP teve 53 votos, 1,06% do total de votos.

Entre os partidos com assento parlamentar, o Bloco de Esquerda não ganhou nenhuma câmara, mas o melhor resultado nacional registou-se em Salvaterra de Magos – câmara que antes liderava e que agora foi conquistada pelo PS. Aqui, o BE teve 26,97% dos votos e elegeu dois vereadores.

Entre os grupos de cidadãos eleitores, o movimento Unidos Por São Vicente teve a melhor votação em São Vicente, Madeira, com 64,69% dos votos. Na mesma região, o movimento Juntos pelo Povo alcançou 64,42% dos votos em Santa Cruz. No continente, o Movimento Independente do Concelho do Redondo ganhou o município com 53,49% dos votos.

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE