CHUC

Primeiro-Ministro diz com “ouvidos moucos” para os putativos pais do SNS

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 08-02-2014

O primeiro-ministro considerou hoje que a reforma na saúde só foi possível fazendo “ouvidos moucos” aos putativos pais do Serviço Nacional de Saúde, afirmando que o ‘ranking’ dos hospitais públicos comprova que “foi possível usar melhor os recursos”.

PUBLICIDADE

“Esta reforma da saúde não era possível se o Governo não estivesse absolutamente determinado em prossegui-la. Se não estivéssemos a dar – como se costuma dizer – ouvidos moucos a todas aquelas vozes fatídicas de todos os pais que já existiram putativamente do Serviço Nacional de Saúde e que nos acusam de destruir tudo”, afirmou Pedro Passos Coelho.

O primeiro-ministro falava no encerramento da conferência “Estratégia e Gestão dos Fundos Comunitários – Portugal 2020”, e sublinhou a importância das reformas em curso, que considerou imprescindíveis para “libertar o país” e garantir que não se deixa tudo como está.

PUBLICIDADE

O chefe do Governo observou que a reforma da saúde “tem conseguido garantir resultados que são extremamente positivos”, mas que, no entanto, quando se ouve o debate público “dá a impressão que estamos à beira do caos”.

Passos Coelho falou do ranking dos dez melhores hospitais, explicando que este estabelece que “várias instituições na área da saúde têm sido de excelência” e que apesar de não haver mais dinheiro, “foi possível usar melhor os recursos” existentes.

PUBLICIDADE

publicidade

“Estes 10 melhores conseguiram obter melhores resultados, alguns deles fazendo transformações muito importantes e reformas muito importantes”, disse.

O primeiro-ministro salientou ainda o facto de a instituição hospitalar que ficou à frente “foi justamente, de entre todas, aquela que procedeu a uma reestruturação mais importante”.

“O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra fez uma reforma, a partir de 2011, extremamente ambiciosa”, disse, considerando que isso comprova que aquela oferta do Serviço Nacional de Saúde foi qualificada.

Na opinião de Passos Coelho, “é possível dar nas vistas fazendo melhor, organizando melhor os recursos, abalando, portanto, a ordem previamente existente”.

“Isto é o que de mais importante um Governo que esteja a pensar no futuro e não meramente nas eleições tem de fazer”, enfatizou.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE