Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Presidente da Câmara usa voto de qualidade para conseguir recontratar a agência que lhe prestou serviços na campanha

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 13-04-2015

| NDC DIRECTO CMC |

PUBLICIDADE

A autarquia de Coimbra renovou o contrato com agência de comunicação que fez a campanha autárquica de Manuel Machado.

O primeiro a opinar é vereador Paulo Leitão. Exige fundamentação da proposta elaborada pelo adjunto Aníbal Rodrigues e repara que há duplicação dos serviços contratados.

PUBLICIDADE

publicidade

Francisco Queirós recorda que há um adjunto do Presidente que tem as funções que vão ser compradas. Tem alguma dificuldade em admitir que a Câmara ande a comprar o que tem.  Também exige fundamentação. Lembra que há uma empresa contratada para esse serviço , mas não sabe o que fez durante o último ano. “À mulher de César não basta parecer”,recorda o vereador da CDU. Pois há. É a Valor de Fundo, mas o contrato está a terminar. Manuel Machado quer renovar o compromisso com as pessoas que conheceu durante a campanha eleitoral.

Ferreira da Silva quer saber o balanço do ano de actividade da Valor de Fundo. Não há nenhuma função das que não vão ser contratadas que não possam ser feitas por funcionários do município, garante o representante do CPC.Também recorda que o adjunto Aníbal Rodrigues foi contratado para estes serviços. “Estamos a falar de comunicação ou de propaganda?”…

PUBLICIDADE

Manuel Machado tenta justificar o injustificável. Acena com os fantasmas do passado do PSD com Cunha Vaz. “Um adjunto é um adjunto, um consultor de comunicação é coisa completamente distinta”, acrescenta Manuel Machado. E, logo de seguida, num momento que faria corar qualquer jornalistas,afirma que a Lusa é uma agência de comunicação! É de informação, senhor Presidente. Está enganado. Informação é uma coisa, comunicação é outra. Machado continua embalado e passa um atestado de incompetência à dezena de licenciados em comunicação e jornalismo que são funcionários do munícipio, garantido que esses quadros não têm capacitação.

Carina Gomes “está de acordo com o que disse o senhor presidente”. Carlos Cidade diz que ” aqui não há gato escondido com o rabo de fora”. Enfim…

A informação municipal não refere qual a empresa a contratar. Prática comum por estes dias na 8 de Maio. A custo, Manuel Machado adianta o que NDC revelou em primeira mão. É a “Valor de Fundo, de Luís Miguel Viana”. Não disse, mas como NDC tem afirmado, é a empresa que fez a sua campanha eleitoral. E também é de José Diogo, que ao serviço de Pina Prata, ajudou Machado a não cumprir 4 mandatos consecutivos. Anos 90. Século passado.

Entretanto, apesar do Presidente estar a presidir à reunião, a Vice-Presidente Rosa Reis Marques propõe insistentemente que este ponto seja votado de imediato. Não é. Manuel Machado informa a camarada que é melhor esperar por mais uns papeis.

PassAmos ao ponto seguinte…

Manuel Machado e Francisco Queirós saem da sala. Não sabemos se foram conversar, mas regressam passado um bom quarto de hora académico.

Não se fala mais no assunto entre as 18 e as 20:30. Nesta hora, o Presidente da CMC resolve sugerir a interrupção dos trabalhos ,aceitando votar ainda os assuntos mais urgentes, como refeições escolares e  autocarros municipais.

O assunto Valor de Fundo fica para uma próxima reunião extraordinária? Afinal, não fica! Pelos vistos é urgente!  Machado afirma que é urgente. Não diz a razão. Não pode ficar para a semana, pergunta Paulo Leitão. Não, tem que ser hoje, responde Manuel Machado muito sério. Vamos a votos.

APROVADO COM OS VOTOS A FAVOR DE PS. VOTOS CONTRA DE PSD E CDS. ABSTENÇÃO DA CDU. Está explicado o intervalo! A coligação Vodka-Rosa funcionou? O resultado está à vista: 5 -5…0.

Recordamos que após a vitória do socialista, apesar da CMC ter mais de uma dezena de funcionários com competências na área da comunicação que podem assegurar serviços idênticos aos que presta a  Valor de Fundo, a empresa de  Viana e Diogo, que tem sede em Lisboa,  foi contratada pela Câmara Municipal de Coimbra para a “Prestação de serviços de consultadoria de comunicação” em de 24 de abril de 2014, contrato que nos custa 44 000.00 Euros+IVA.

Apesar de Manuel Machado saber que José Diogo está referenciado em diversos processos e que Luís Miguel Viana chegou a ser acusado pelo jornalista José Manuel Fernandes de ter sido o homem de mão de José Sócrates na direcção de informação da agência de informação Lusa, o que acaba por denegrir a imagem do Município de Coimbra,  insiste na renovação  da “choruda” avença de mais de 40 000.oo Euros com a Valor de Fundo.

A proposta volta a ser subscrita por Aníbal Rodrigues, adjunto de Manuel Machado (indicado para esse cargo por Luís Miguel Viana, seu ex-colega no jornal Público), apesar da informação ser omissa em relação à entidade a contratar, prática que começa a ser habitual nas informações dos serviços municipais, Notícias de Coimbra confirmou a renovação junto de pessoas do in circle do edil de Coimbra.

Recordamos que José Augusto Ferreira da Silva, vereador do movimento Cidadãos por Coimbra,questionou por diversas vezes a contratação por ajuste directo da Valor de Fundo,  que tem salientado que não exsitem relatórios que comprovem o trabalho desenvolvido pela agência de comunicação. “Temos o direito de saber o que é que essa gente anda a fazer”. “Eu estava convencido que isto não era tão mau como se dizia. Hoje, infelizmente, tenho ideia que isto é pior do que eu imaginava que fosse”, lamentou o eleito local, que para este e outros ajustes directos ligados a figura do PS,  chegou a insinuar que o Ministério Público devia investigar o que se passa.

cmc1

Como NDC informou em primeira mão, o Ministério Público acaba de reabrir o inquérito Nº 130/10.0TAMNC que em que é arguida Júlia Paula Costa, ex-presidente da Câmara Municipal de Caminha, onde a insolvente Agenda Setting e o seu sócio-gerente José Diogo, são citados no âmbito de um processo de pagamentos e contratações suspeitos.

A  defesa da recorrente Ângela Pereira,”ultrapassada” por uma suposta colaboradora da Agenda Setting  e da campanha da eleitoral da autarca num concurso para a admissão de um  técnico superior de comunicação promovido pela Câmara Municipal de Caminha,  alega que  o procedimento concursal tem  contornos semelhantes com  aquele em Paulo Júlio, ex-presidente da Câmara de Penela foi condenado, pelo que não se conformou com o arquivamento.

Usando a figura do recurso hierárquico junto da Procuradoria Geral da República, a  bem fundamentada exposição da recorrente pede, entre outros, que a autarca que governou Caminha durante 12 anos seja acusada do Crime de Abuso de Poderes, do Crime de Prevaricação e pelo Crime de Denegação de Justiça.

A vontade  de Ângela para que a acusação prossiga foi, em parte,  bem acolhida por José Oliveira Fonseca,  Magistrado Coordenador da Comarca de Viana do Castelo, que decidiu revogar o despacho de arquivamento e prosseguir com as acusação contra Júlia Paula Costa e outros.

cmc2

Para além de sócio da Agenda Setting, José Diogo divide com Luís Miguel Viana o capital social desta Valor de Fundo, consultora que fez a campanha eleitoral do então candidato Manuel Machado por 1 500.00 Euros por mês, tendo  facturado  um total 7 500. oo Euros ao “PS –  Autárquicas 2013 – Coimbra”, montante que diz respeito à “prestação de serviços de assessoria de comunicação” durante 5 meses.

Voltemos a Caminha, onde  Notícias de Coimbra teve acesso a documentos que revelam a apreensão de “extractos  correntes, ordens de pagamento e dados de suporte” pela Polícia Judiciária, devido a suspeitas que a empresa tenha estado envolvida  na campanha eleitoral de 2009 da recandidata Júlia Paula Costa, que antes e depois de eleita formalizou vários contratos,  em nome da CMC, com a empresa com sede em Coimbra.

Na altura, a ex-presidente da Câmara Municipal de Caminha, que liderou durante 12 anos, preferiu remeter-se ao silêncio, não tendo prestado declarações à justiça.

Quando inquirido,  José Diogo negou que a sua empresa tenha estado envolvida na campanha de 2009, tendo acrescentado que os elevados honorários (87 490.00 Euros) cobrados à autarquia de Caminha se devem ao fato da sua empresa ter sede em Lisboa, o que não corresponde à verdade, pois como NDC apurou junto da Conservatório do Registo Comercial de Coimbra, a Agenda Setting esteve sempre sediada no nosso concelho, tendo apenas escritório na capital, um deles é onde agora se situa a sede da Valor de Fundo.

Este “lapso” da justiça é agora recordado pela defesa da denunciante, que pretende  ”Inquirir novamente José Manuel Diogo, responsável pela empresa Agenda Setting, já ouvido no processo, sobre qual a relação de Ana Lourenço com a sua empresa e porque razão declarou à Polícia Judiciária que os elevados honorários (87.490,00 Euros) cobrados à autarquia de Caminha se deviam ao facto da sua empresa ter sede em Lisboa, quando isso não corresponde à verdade. De facto, a Agenda Setting, agora insolvente, esteve sempre sediada em Coimbra, na Ribeira de Eiras, Armazém N 5-Eiras 3020- 324″.

O requerimento da advogada Andreia Matos pede ainda à justiça para “averiguar de que maneira Ana Lourenço passou da Câmara do Marco de Canaveses, onde foi colocada pela empresa Agenda Setting, que prestava serviços à Câmara de Caminha, para a assessoria da campanha eleitoral de Júlia Paula Costa”.

A recorrente pretende ainda que seja “averiguado se Ana Lourenço e/ou a Câmara de Caminha tiveram alguma relação de negócios ou prestações de serviços com as empresas directamente ligadas à Agenda Setting, quer por participações no capital quer por coincidência de gerentes, nomeadamente: – José Diogo, Miguel Nuno & Rui Fonseca Lda; – José Diogo & Miguel Santos Lda; – Pragmino Lda; – José Manuel Diogo Unipessoal Lda; – Loja das Notícias Lda; – BSCSG Lda; – Informacion Capital Lda; – Visual Virtual Lda; – Valor de Fundo Lda”.

cmc3

Mas se em Caminha José Diogo não assumiu que a sua a Agenda Setting esteve envolvida em campanhas eleitorais e  que depois da vitória dos seus candidatos foi contratada para as instituições que estes passaram a dirigir, a Valor de Fundo declarou em tribunal (no âmbito de um processo em que contesta notícias publicadas por nós) que foi convidada por Manuel Machado para “prestar os seus serviços à Câmara Municipal de Coimbra” graças ao “bom trabalho desenvolvido na campanha do actual presidente”.

Contactados por NDC, outros consultores na área da “comunicação política” são unânimes em considerar que o valor pago pelo PS em relação à campanha de Manuel Machado é anormalmente baixo para a prestação deste tipo de serviço num grande concelho como o de Coimbra, o mesmo não é entendido em relação ao ajuste directo promovido pela CMC, cujo valor é equiparado ao que cobram as grandes agências de Lisboa, mas não sejam porque o eventual trabalho realizado não tem sido visível, pois o mediatização do líder da autarquia de Coimbra está garantido enquanto for Presidente da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, que é assessorada pela consutora F5C.

O mesmo modus operandi foi usado nas campanhas de José Manuel Silva, que depois os contratou para a Ordem dos Médicos,  entidade que nos confirmou a existência de contratos destes tipo com a Agenda Setting e com a Valor de Fundo.

Como NDC divulgou em primeira mão, a Agenda Setting recebeu mais de 80 000.oo Euros de fundos comunitários com vista à sua internacionalização, projecto que  nunca concluiu, notícia que levou a AICEP a agir e a pedir a devolução imediata dos valores recebidos pela empresa de Diogo.

cmc4

José Manuel Vieira Fernandes Leitão Diogo ( também conhecido por José Diogo ou José-Manuel Diogo,  que se intitula especialista em Agências Secretas)  também chegou a ser acusado de um crime de co-autoria de burla por causa do envolvimento da agência de comunicação em negócios de “venda” de tractores, um esquema que envolvia a Federação dos Produtores Florestais de Portugal e o Fundo Florestal Permanente e tinha como pivot Ricardo Machado, tendo sido extinta a responsabilidade criminal relativa a todos os arguidos relativamente ao crime de burla qualificada pelo artigo 206.º, do Código Penal, que, entre outros, prevê o “perdão” quando a ”coisa furtada ou ilegitimamente apropriada for restituída”, o que implicou  que a restituição  de valores na ordem dos 500 000.oo Euros.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com