Câmaras

Presidente da Câmara quer ter 7 vereadores com pelouros mas não sabe quem vai aceitar o quê

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 28-10-2013

013

PUBLICIDADE

Foi preciso esperar mais de uma hora  para se saber o que o novo executivo deliberou durante 210 minutos, mas depois da longa espera, Manuel Machado fez questão de receber todos os jornalistas na sala das sessões, acompanhado pelo seu assessor de imprensa (Aníbal Rodrigues) e o chefe de gabinete (Nuno Mateus), mas onde não se encontrava nenhum dos 10 vereadores, que saíram sem prestarem grandes explicações aos representantes da comunicação social.

Os jornalistas apenas “conseguiram” um comunicado do PSD a onde se pode ler  que “é imoral” que o novo executivo tenha 7 vereadores a tempo inteiro. (ver aqui)

PUBLICIDADE

O novo presidente da Câmara Municipal de Coimbra contou-nos que pretende atribuir pelouros a 7 vereadores  a tempo inteiro, que pode passar por desdobramentos e outras situações previstas na Lei.  Já tem poderes para isso. Só a coligação Por Coimbra é que votou contra,  o que não quer dizer que o líder da CMC não possa convidar alguém da bancada PSD/PPM/MPT, “As negociações vão decorrer nos próximos dias”, adiantou MM, que só depois vai decidir quais as competências que pretende delegar, não tendo também divulgado a quem vai entregar a vice-presidência da autarquia.

“Neste projeto, todos têm lugar se tiverem vontade de trabalhar” pelo desenvolvimento do município de Coimbra, disse o presidente do município, numa conferência de imprensa para divulgar as deliberações da primeira reunião do executivo que resultou das eleições autárquicas disputadas a 29 de setembro.

PUBLICIDADE

publicidade

Manuel Machado indicou que vai começar de imediato as negociações com vereadores da oposição para que assumam pelouros, a tempo inteiro ou a tempo parcial, e que as escolhas serão divulgadas aos órgãos de comunicação à medida que forem concluídas.

Mais novidades?

Situação e oposição mudam de lugares. Barbosa de Melo passa para o lado de Francisco Queirós, que é o  único se senta na na cadeira que ocupava no anterior mandato.  O lugar que era ocupado pelos vice-presidentes nos tempos do poder laranja passa a pertencer ao chefe de gabinete, Nuno Mateus, que fica do lado direito de Manuel Machad. Ferreira Silva fica ao lado dos vereadores socialistas, à esquerda de quem entra, onde nos reinados de Barbosa/Encarnação se sentavam os vereadores da maioria Por Coimbra.

Continuam as reuniões quinzenais. A que é aberta ao público, na primeira segunda-feira de cada mês,  mantém o horário das 15:00 e o povo pode falar depois das 17:00. A sessão da quinzena seguinte passa a realizar-se pelas 9.30.

Os jornalistas vão poder assistir a todas as reuniões.

O Executivo aprovou  ainda mais um subsidio para os SMTUC, o Regimento, a Delegação de Competências do município na pessoa do seu presidente. Formalidades…

Manuel Machado diz que ainda não sabe o que vai fazer com o PDM, que estaria para aprovação na Assembleia Municipal de Coimbra, mas o novo edil tem duvidas que possa ser aprovado, porque receia que o anterior executivo tivesse plenos poderes quando deliberou nesse sentido.

NDC/LUSA

Vídeo amador

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE