Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Saúde

Apresentado em Coimbra o I Concurso de Desenho e Composição do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 17-10-2013
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) apresentou no dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, a I Edição do Concurso de Desenho e de Composição “Para Bem Crescer, Bem Terás de Comer”, que visa sensibilizar para a importância da alimentação saudável na prevenção da doença e, particularmente, da doença oncológica. O lançamento desta iniciativa decorreu no Auditório da Escola Básica Martim de Freitas com a presença de alunos e representantes das entidades parceiras.
“Para Bem Crescer, Bem Terás de Comer” é o nome atribuído ao I Concurso de Desenho e de Composição que o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro promove no ano letivo de 2013/2014. Apresentado publicamente no Dia Mundial da Alimentação, os resultados do concurso são apresentados a 24 de maio de 2014, data em que se assinala o Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade. A escolha desta data relaciona alguns dos principais objetivos do projeto, como o de sensibilizar a comunidade escolar para a problemática da alimentação saudável e da obesidade e a relação de alguns cancros com fatores alimentares.
O que é uma alimentação saudável? E de que modo pode ajudara a prevenir o cancro?
Sabe-se que um dos melhores métodos preventivos para o cancro é a prática de uma alimentação saudável, isto é, variada e equilibrada (que inclua todo o tipo de nutrientes nas quantidades certas). Atualmente não existe qualquer dúvida de que o excesso de gordura corporal, o consumo de muitas calorias e a falta de exercício físico estão associados a um risco aumentado de desenvolver muitos tipos de cancro (como o cancro do esófago, colorretal, mama, útero e rim). Para diminuir o risco de cancro é importante ter uma alimentação variada e equilibrada: reduzir a quantidade total de gordura alimentar, aumentar o consumo de frutas, vegetais e cereais pouco polidos, reduzir o consumo de sal, de alimentos fumados, de açúcar refinado bem como de bebidas alcoólicas.
Porque de “pequenino se torce o pepino” e “quem te avisa teu amigo é”… importa promover um estilo de vida saudável, em particular através da alimentação, junto dos familiares através dos próprios alunos.
Com a realização deste concurso, integrado num conjunto de cuidados de prevenção primária do cancro, o Núcleo Regional do Centro da LPCC procura que os próprios alunos sejam mensageiros da necessidade da adoção de hábitos saudáveis, em particular de cuidados com a alimentação, na própria casa. Ao serem portadores da mensagem do papel dos hábitos alimentares no desenvolvimento de vários dos tipos mais comuns de cancro, pretende-se que os alunos sejam agentes ativos na adoção de um estilo de vida saudável nas suas famílias e colaborem assim na prevenção do cancro.
Como concorrer?
Os alunos dos 2.º e 3.º Ciclos das escolas da área onde decorrerá o “Para Bem Crescer, Bem Terás de Comer” podem concorrer individualmente ou em grupo, com composições e/ou desenhos sobre a temática. Para além dos prémios para melhor desenho e composição está prevista a atribuição do título de Escola Ativa ao estabelecimento que mais e melhores trabalhos apresente.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com