Coimbra

Prémio Deniz-Jacinto recebe obras de dramaturgia e ensaio

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 04-08-2015

O júri do Prémio Deniz-Jacinto já se encontra a receber, até final de setembro, obras inéditas escritas em português, nas categorias de dramaturgia e ensaio.

PUBLICIDADE

O Prémio é concedido bienalmente e destina-se a galardoar um autor de nacionalidade portuguesa, da melhor obra na vertente do texto de dramaturgia e ensaio sobre teatro, visando estimular a criação literária e o aparecimento de novos autores.

Foi instituído pela Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, que pretende, deste modo, homenagear o ensaísta teatral, ator e dramaturgo Manuel Deniz-Jacinto, nascido em Condeixa, e promover o incentivo à criação e aos estudos sobre teatro.

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com o regulamento, “aos autores das obras premiadas será atribuído um prémio pecuniário de seis mil euros, o qual será dividido em partes iguais pela peça de teatro e pelo ensaio, a serem entregues em cerimónia pública, a realizar no dia comemorativo do aniversário de Deniz-Jacinto”.

A data limite para apresentação dos originais é o último dia do mês de setembro do ano anterior ao da atribuição do Prémio, sendo que as obras concorrentes podem ser entregues pessoalmente na Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova ou, em alternativa, enviadas por correio para a sede da autarquia.

A Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova considera que a criação deste Prémio é a melhor forma de prestar justa homenagem a um dos autores maiores do teatro português, nascido em Condeixa-a-Nova a 8 de janeiro de 1915. Llicenciado em Ciências Matemáticas, Engenharia Geográfica e Ciências Pedagógicas pela Universidade de Coimbra, Manuel Deniz-Jacinto, teve, no entanto, o Teatro como grande paixão da sua vida.

PUBLICIDADE

Foi fundador do Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra (TEUC) a que sempre esteve ligado. Estudioso da obra de Gil Vicente, a interpretação da personagem “O Diabo” ganhou com Deniz-Jacinto uma nova dimensão.

Colaborou com diversas revistas, traduziu peças e participou em vários colóquios dedicados ao Teatro. A sua obra em três volumes “Teatro”, compilação de vários ensaios dedicados à dramaturgia, é, ainda hoje, uma referência.

Polémico, os seus escritos foram, várias vezes, alvo de censura por parte da PIDE, chegando, inclusive, a estar preso. Ao longo da vida foi agraciado com diversas homenagens.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE