Primeira Página

Presidente da Câmara encantado com Rainha do Carnaval da Figueira da Foz

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 05-02-2015

João Ataíde, presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz e João Portugal, vereador da autarquia e deputado à Assembleia da República convidaram a comunicação social e as autoridades locais para a cerimónia de apresentação do Rei e da Rainha do Carnaval de 2015 em Buarcos – Figueira da Foz. 

PUBLICIDADE

IMG_0016

Já se sabia que a Rainha é a estoenteante Merche Romero e  que o Rei é o folião local Fernando Maltez. Vamos então aos pormenores.

PUBLICIDADE

O preço do bilhete mantém-se nos €3,00, permanecendo a entrada gratuita para: crianças com idade inferior a 12 anos; portadores do Cartão Figueira Sénior com a vinheta atualizada; e todos os foliões mascarados com fatos completos.

Merche, uma rainha à altura, como disse Ataíede visivelmente encantado com a ex-namorado do DJ Vibe e de Cristiano Ronaldo, desfila nos dois dias. Os funcionários da autarquia podem gozar à vontade, pois vão ter tolerência de ponto.

PUBLICIDADE

publicidade

A festa custa 50 000 Euros. Em 2016 será organizada por uma “comissão”. Este ano vai ter Somos Portugal em directo na TVI.

Claro que faça frio ou calor, há desfile de escolas de samba. A Rainha aposta na Amazónia, a Novo Império joga com com a Poesia do Olhar e a Unidos do Mato Grosso  entra no Olimpus.

Fernando Maltez considera que se o “São Pedro fechar as portas nestes dias, já será um bom Carnaval, o resto constrói-se no momento, haja alegria e boa disposição”.

Merche Romero afiançou que a festa está garantida. Sente-se “muito contente por ser a Rainha do Carnaval mais representativo do povo português e espanhol”. Tendo descendência espanhola esta Rainha, considera ser “um prazer representar as mulheres destes dois países”. Revelou ainda que vai ter um vestido à altura da Rainha e que já foi muito feliz na Figueira da Foz. Ninguém lhe perguntou com quem!

Veja fotografias e vídeos no Facebook de Notícias de Coimbra

O programa de Carnaval é composto por vários momentos de animação*:

  • ·         06 Fevereiro pelas 22h00 na sede da Novo Império (antigo Seminário) – apresentação do samba-enredo
  • ·         07 Fevereiro pelas 22h30 na sede da Rainha (Estrada Mira, 256 / Ferrugenta) – apresentação do samba-enredo
  • ·         13 e 14 de fevereiro – 3ª edição do X-Carnival Fest | Pavilhão Multiusos
  • ·         14 de fevereiro pelas 21H30 – Desfile Noturno das Escolas de Samba, em Buarcos
  • ·         15 de fevereiro pelas 14H30 – 1º Corso de Carnaval  na Avenida do Brasil
  • ·         17 de fevereiro pelas 14H30 – 2º Corso de Carnaval na Avenida do Brasil

(* A  Escola de Samba Unidos do Mato Grosso já fez a apresentação do seu samba-enredo no passado dia 31 de janeiro)

No dia 14 de fevereiro, pelas 21H30, as Escolas de Samba apresentam-se pela 1ª vez no Desfile Noturno, em Buarcos, pela seguinte ordem: Novo Império, Unidos do Mato Grosso e A Rainha. As Escolas de Samba são avaliadas, apenas neste desfile, por um Júri convidado para o efeito, que vai ajuizar os itens: Comissão-de-Frente; Mestre-Sala e Porta-Bandeira; Fantasia; Samba-enredo; Bateria; e Harmonia e Conjunto. A classificação será apenas comunicada no final do 2ª corso, no dia 17 de fevereiro. Mais se informa, que o preço do bilhete é de €2,00 e reverte a favor das 3 Escolas de Samba.

Os corsos de Carnaval desfilam na Avenida do Brasil, nos dias 15 e 17 de fevereiro, pelas 14H30, compostos pelas  3 escolas de samba figueirenses, 5 grupos carnavalescos a concurso e 7 carros alegóricos, num total aproximado de 650 participantes.

As ritmadas e coloridas Escolas de Samba apresentam-se em desfile com 3 temáticas diferentes:

A Rainha:

Tema: AMAZÓNIA

Sinopse: Numa homenagem a este território repleto de beleza e de riqueza, a Rainha vai dar a conhecer tribos, plantas e animais da selva, num desfile repleto de cor e alegria.

Novo Império:

Tema: NA POESIA DO OLHAR, A FOTOGRAFIA É EMOÇÃO

Sinopse: A fotografia é a arte de eternizar a vida. Ela interpreta a realidade. Ela segura o tempo e não permite esquecimentos. Através da fotografia pessoas, acontecimentos e locais serão para sempre recordados. A Novo Império vai desfilar na Avenida e quer deixar “nas retinas do povo, mais de mil  palavras num olhar”.

Unidos do Mato Grosso:

Tema: OLYMPUS

Sinopse: A mitologia grega é um novelo sem fim de histórias e lendas para contar. A Unidos do Mato Grosso vai homenagear este povo contando e recriando a lenda do Deus dos Deuses – ZEUS.

A concurso estão os 5 Grupos Carnavalescos e os respetivos Carros Alegóricos. Estes Grupos serão avaliados pela sua participação nos 2 corsos e a classificação geral será apresentada no final do 2º desfile.

A Junta de Freguesia de Buarcos encerra o corso, sob o tema “À Procura do Coreto Perdido” em conjunto com o Carro Alegórico dos Reis, onde se apresentam Merche Romero e Fernando Maltez.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE