Coimbra

Praia de Alvôco das Várzeas tem 3 Bandeiras. E um rio limpinho!

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 03-07-2015

Pelo segundo ano consecutivo, a praia fluvial de Alvôco das Várzeas foi galardoada com a Bandeira Azul, símbolo de qualidade ambiental.

PUBLICIDADE

unnamed (12)

No passado sábado, 28 de junho, foram hasteadas a Bandeira Azul, a Bandeira Praia Acessível e a Bandeira da Rede de Praias Fluviais das Aldeias do Xisto durante uma cerimónia em que foi também inaugurada a 2.ª fase de requalificação da zona envolvente da praia fluvial.

PUBLICIDADE

publicidade

Banhada pelo rio Alvôco, um dos mais límpidos da Europa, a praia fluvial de Alvôco das Várzeas volta a ostentar a Bandeira Azul atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Integrada na Rede de Praias de Aldeias do Xisto, o local tem vindo a ser dotado de infraestruturas de valorização e detém também o estatuto de Praia Acessível – uma distinção que visa galardoar as praias que reúnem um conjunto de condições para serem usufruídas por pessoas com mobilidade condicionada / reduzida, tendo sido recentemente recomendado pela ABAE ao Júri Internacional do Programa Bandeira Azul 2015. Para este reconhecimento, foi decisivo – ao longo dos dois anos de candidatura ao galardão Bandeira Azul – o cumprimento de todo um conjunto de critérios e boas práticas impostos pela ABAE, relacionados com a qualidade de informação, realização de atividades de educação ambiental, códigos de conduta ambiental e qualidade da água balnear.

Durante a cerimónia, o presidente do Município, José Carlos Alexandrino congratulou-se pelo trabalho desenvolvido na beneficiação da praia fluvial de Alvoco das Várzeas galardoada com esta importante distinção e a sua introdução na rede das praias das Aldeias do Xisto. O autarca realça que são dinâmicas como esta e outros projetos que se encontram em desenvolvimento, como o das Levadas de Alvôco, que permitem o “alavancamento do nosso turismo, criando um novo atrativo na região da Beira Serra”.

PUBLICIDADE

Agostinho Marques, presidente da Junta de Freguesia, frisou a importância desta distinção, “pelo segundo ano é com muita honra que recebemos a Bandeira Azul, galardão que premeia não só a boa qualidade das águas balneares mas também toda a infraestrutura de apoio criada. Acabando por premiar Alvoco das Várzeas mas também o concelho”. Um galardão que “traz responsabilidades acrescidas” num ano pautado pelo tema “Património e Ambiente”, como referiu o autarca que reforçou a vontade de trabalhar para “dar melhores condições à população e a quem nos visita, proporcionando bem estar apesar dos cortes financeiros a que estamos sujeitos”.

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE