Economia

Portugal tem comissão para organizar Dia Nacional da Gastronomia!

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 14-07-2015

O Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, afirmou hoje, na Figueira da Foz, que o sector da gastronomia tem um impacto de cerca de 20% do Produto Interno Bruto de Portugal, mas apesar de ser um dos pilares fundamentais da nossa economia, Miguel Poiares Maduro reconhece que a área ainda não tem o reconhecimento que merece.

PUBLICIDADE

Veja AQUI o discurso, onde Miguel Poiares Maduro também fala de arroz doce, bacalhau, geopolítica, globalização e diferenciação.

A intervenção do governante decorreu no âmbito da formalização e constituição da comissão organizadora do dia nacional da gastronomia, que decorreu na Casa das Confrarias, no Casino Figueira.

PUBLICIDADE

publicidade

Olga Cavaleiro, Presidente da Federação das Confrarias Gastronómicas,  salientou que o Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa deve ser marcado por acções nacionais que só poderão ter expressão se as instituições aderentes contribuírem para o justo protagonismo da gastronomia.

Recordamos que o Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa passa a ser comemorado anualmente no último domingo de maio, que em 2016 calha no 29 desse mês.

PUBLICIDADE

Foi no final de Junho que os deputados aprovaram, por unanimidade, um projecto de resolução apresentado por eleitos do PS, PSD e CDS, onde se destacou  Maurício Marques, deputado por Coimbra, que por isso foi muito aplaudido na Casa das Confrarias.

Para além de ser “obrigado” a provar as delícias que foram servidas após a cerimónia protocolar, o ministro levou para casa algumas ofertas, como um quadro com o seu rosto e um presunto de fantasia.

Veja AQUI as imagens dos confrades e das especialidades regionais

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE