Cidade

Portugal é Lisboa e o resto é paisagem?

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 30-09-2015

Acreditando que as estatísticas podem ser apresentadas de forma atraente e estimulante, a Pordata, projecto da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), preparou com o Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva uma exposição que acolheu mais de 110 mil visitantes em Lisboa.

PUBLICIDADE

Será agora inaugurada a 24 de novembro no Centro da Ciência Viva de Coimbra, dia em que este celebra 20 anos de existência e abre as portas do seu novo espaço, que coincide também com o Dia Nacional da Cultura Científica.

A iniciativa foi anunciada no decorrer da apresenção do Mês da Ciência, promovido pela FFMS, que também promove em Coimbra uma conferência com o matemático Cédric Villani.

PUBLICIDADE

publicidade

A exposição “Pordata Viva: O poder dos dados” integra 10 módulos interactivos e foi, desde o primeiro momento, pensada para atrair crianças e adultos.

Um mundo sem estatística seria irreconhecível e essa é apenas uma das sensações que os visitantes poderão experimentar nesta exposição, que começa por mostrar a verdadeira beleza dos dados com uma instalação de grandes dimensões. Jogos multimédia sobre dados estatísticos, gráficos que contam com a participação do público e filmes que mostram a evolução de Portugal moderno são algumas das experiências que vão pôr os visitantes a reflectir sobre a sociedade em que vivem.

Será que os dados confirmam os mitos sobre o nosso país?

PUBLICIDADE

Seremos mesmo um país pequeno?

Estamos cheios de doutores e engenheiros?

Portugal é Lisboa e o resto é paisagem?

No desmistificador, põe-se os mitos à prova dos factos. Maria João Valente Rosa, coordenadora da Pordata,  refere: “As estatísticas são fascinantes. Por isso, ao longo de 100m2 de exposição ‘Pordata Viva’ vamos comunicar os números das estatísticas através de experiências maravilhosas, apelando a uma expressão sensorial que não deixará ninguém indiferente.

A Pordata é o ponto de partida para essa viagem na descoberta sobre nós e sobre a sociedade em que vivemos”. A exposição estará em Coimbra durante 1 ano.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE