Coimbra

Portugal começa em Condeixa!

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 04-02-2016

Portugal começa em Condeixa-a-Nova! É a partir deste conceito que a autarquia local pretende reinventar a imagem turística do concelho, que hoje, 4 de fevereiro, apresentou o magnifico museu multimédia POROS, um moderno site e um completo guia turístico do concelho.

PUBLICIDADE

IMG_0116
Ouça AQUI a apresentação efectuada por Nuno Moita, Presidente da Câmara Municipal de Condeixa.
Já vamos contar o que vimos, mas antes fica desde já a saber que Nuno Moita espera que a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e a Entidade Regional  de Turismo do Centro “olhem” mais para Condeixa-a-Nova.
Ouça  AQUI o que Nuno Moita espera das entidades lideradas por João Ataíde e Pedro Machado.
No  Museu Multimédia POROS, a abreviação de Portugal Romano em Sícó, instalado no renovado Palácio da Quinta de S. Tomé, vai haver espaço para se conhecer a história da moeda romana, da língua e da escrita.
Mas haverá também espaços para conhecer a realidade política e militar da época, a vida privada dos romanos e mesmo a ocupação de território. Nem imagina o que poderá espreitar nas várias salas temáticas. Vai ter cada surpresa…
A arquitecta Patrícia Ribeiro, que em conjunto com os autarcas do seu concelho apresentou POROS, salientou que a aposta é sobretudo na interactividade e no virtual, mas já deu para ver que na prática vamos ter ali um dos museus mais vivos de Portugal.

O desejo dos promotores do projecto é que os dois museus  (POROS e Conímbriga) sejam parceiros e se completem, aproveitando o melhor de “dois mundos”.

Graças à sua centralidade e dinamismo Condeixa mostra assim estar preparada para se assumir como o grande centro romano de Portugal, capaz de atrair visitantes de todo o mundo.
O POROS, que implicou um investimento de três milhões e meios de euros. integrará ainda um pólo de industrias criativas, servindo ainda para mostrar e reinterpretar o artesanato local e outros produtos endógenos, que podem ser vendidos directamente aos turistas.
 
A nova página www.cm-condeixa.pt  desenvolvida ao longo do último ano e meio com os contributos de todos os departamentos da autarquia, pretende facilitar a relação entre o munícipe e a Câmara Municipal.
Para além da informação institucional sobre o Concelho e sobre os Órgãos Autárquicos, o novo site disponibiliza no separador Apoio ao Munícipe um Balcão Integrado de Atendimento, para tratar de diversos assuntos, nomeadamente requerer licenças e pedidos de fornecimento de água. É ainda possível fornecer a leitura do contador da água, consultar processos, obter modelos de requerimento ou ainda consultar os apoios disponíveis no âmbito da Ação Social.
Outra das novidades apresentadas pela autarquia liderada por Nuno Moita é o  Guia Turístico de Condeixa.
A publicação concebida pela empresa especializada Lifecooler, em parceria com os diversos serviços da edilidade, estará disponível em vários locais, nomeadamente no Posto de Turismo, Casa Museu Fernando Namora, Biblioteca Municipal, Galeria Manuel Filipe, ao preço de 6 Euros.
Veja AQUI as imagens do evento 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE