Saúde

PJ investiga Sanfil

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 24-11-2014

Depois de na edição de sábado ter revelado que a Polícia Judiciária está a investigar a  eventual ajuda de dois deputados à Idealmed e à  Clínica Particular de Coimbra, o Jornal de Notícias adiantou no domingo que “a Diretoria do Centro da PJ investiga há meses a Sanfil– Casa de Saúde de Santa Filomena, cujo processo terá sido aberto na sequência de uma reportagem da SIC.

PUBLICIDADE

O jornalista Nelson Morais conseguiu saber que “a Polícia Judiciária procura apurar se a enorme quantidade de doentes operados na Sanfil é resultado de conluios, na gestão do SIGIC, e conflitos de interesses, de médicos e dirigentes hospitalares com acumulação defunções em hospitais públicos e naquele grupo privado”.

O JN informa que o “principal fornecedor de doentes do SIGIC é o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), que é presidido pelo ex-secretário de Estado da Saúde do último Governo de Cavaco Silva, José Martins Nunes, ex-colaborador da Sanfil durante vários anos”.

PUBLICIDADE

publicidade

O jornal recorda que “João Serpa Oliva, ex-deputado do CDS-PP,  que representa uma das famílias acionistas da Sanfil, foi chefe de Serviço de Ortopedia dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), principal unidade do CHUC. Já Alfredo Fânzeres da Mota, de outra das famílias donas do grupo privado, ainda é diretor do Serviço de Urologia e Transplantação Renal dos HUC. E Joaquim Mira, da família Mira, também acionista da Sanfil, foi oftalmologista dos HUC até se aposentar em 2012”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE