Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Câmaras

Penela com menos fogo

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 24-12-2013

A Câmara de Penela terá em 2014 um orçamento de quase dez milhões de euros, valor que representa o “orçamento mais reduzido dos últimos dez anos”, anunciou hoje a autarquia.

PUBLICIDADE

A Assembleia Municipal de Penela “aprovou o orçamento para 2014 no valor total de nove milhões e 995 mil euros”, sendo “preciso recuar a 2003 para se encontrar um orçamento deste valor”, salienta o gabinete de comunicação numa nota hoje divulgada.

O presidente da Câmara, o social-democrata Luís Matias, sustenta que este orçamento representa “o começo de uma nova etapa, de um tempo novo, em que os modelos de gestão autárquica se têm de adaptar, nomeadamente através da redução dos custos de funcionamento com a consequente libertação de recursos financeiros para o investimento indispensável ao desenvolvimento estratégico do território”.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo Luís Matias, “este é um orçamento que já tem em consideração as orientações da nova lei das finanças locais, perspetivando-se que a taxa de execução se posicione entre os 80 e os 90%”.

Dos seis milhões de euros destinados a despesas correntes, “cerca de metade correspondem a verdadeiro investimento em áreas como educação (transportes e refeições escolares, atividades de enriquecimento curricular e empreendedorismo), cultura e património, juventude e desporto, abastecimento público, desenvolvimento económico e ambiente”, afirma o autarca, citado na referida nota.

PUBLICIDADE

O orçamento canaliza quatro milhões de euros para “a realização de um conjunto de projetos” que visam “atrair investimentos estruturantes”, que “aportem novas dinâmicas da criação de riqueza e geração de emprego indispensáveis ao desenvolvimento do território”, salienta o presidente da Câmara.

O município mantém o “turismo como um setor de desenvolvimento estratégico, reforçando a aposta nos produtos endógenos e nos fatores distintivos do território, nas redes temáticas” em que está integrado, como as redes dos Castelos e Muralhas do Mondego e das Aldeias do Xisto e o projeto intermunicipal Villa Sicó, exemplifica Luís Matias.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com