Coimbra

Pedro Saraiva quer dar prioridade à floresta

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 31-08-2013

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Pedro Saraiva, afirmou hoje que a floresta é “um das prioridades” dos investimentos deste organismo, no âmbito do próximo quadro comunitário de apoio.

PUBLICIDADE

“Uma das grandes apostas da região Centro é a floresta”, disse aquele responsável, sublinhando que esta área é “uma das grandes prioridades” do plano de ação regional para a aplicação de fundos estruturais europeus do quadro comunitário de apoio para o período compreendido entre 2014 e 2020.

Para o presidente da CCDRC, que falava hoje, no encerramento do seminário “A gestão florestal e o ordenamento do território”, no Espinhal, no concelho de Penela, o investimento na floresta representa, simultaneamente, investimento noutros setores de atividade, como o turismo e a agricultura, e na promoção da coesão territorial e defesa do ambiente.

PUBLICIDADE

A aposta na floresta não é, no entanto, possível, se não existir o cadastro florestal, reconheceu Pedro Saraiva, adiantando à agência Lusa, à margem do seminário, que a estratégia da CCDRC para o setor passa por esse levantamento e para o qual está a ser estudada a possibilidade de canalizar fundos europeus.

“O cadastro florestal é uma prioridade absolutamente essencial (…) se não resolvermos este [problema], não conseguiremos resolver outros problemas da floresta”, como, por exemplo, o do emparcelamento.

PUBLICIDADE

O diagnóstico está feito e “as soluções são conhecidas, o problema é implementar as soluções e esse é o grande desafio”, afirmou Pedro Saraiva, sustentando que a região Centro reúne condições para fazer da floresta uma das suas principais riquezas.

A região Centro, onde a floresta ocupa cerca de 40% do território, tem “capacidade organizacional”, como revelam as mais de uma centena de associações de produtores florestais, e centros de investigação, referiu Pedro Saraiva.

Promovido pela Câmara de Penela, o seminário sobre a gestão florestal e o ordenamento do território, que decorreu hoje no Centro Cultural da vila do Espinhal, integra-se na XXIV Feira do Mel do Espinhal, que teve início na sexta-feira e termina no domingo.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE