Cidade

Pedro Passos Coelho no Portugal dos Pequenitos

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 07-06-2015

O Primeiro Ministro de Portugal está hoje no Portugal dos Pequenitos (PP) para inaugurar uma peça da artista plástica Joana Vasconcelos, intitulada Casa de Chá, mas que na verdade é um bule, cujo valor de aquisição não foi revelado pela Fundação Bissaya Barreto (FBB), a proprietária do espaço que comemora 75 anos.

PUBLICIDADE

O bule de chá é "plantado" nesta área

O bule de chá é “plantado” nesta área

A Fundação Bissaya Barreto realiza esta cerimónia oficial comemorativa da efeméride com a presença do Primeiro-Ministro nas inaugurações da Casa de Chá e de uma réplica da “Casa das Aldeias do Xisto”, construída pela ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto.

A partir das 18 horas, o parque reabre à cidade, com entrada livre, mas limitada a 500 pessoas, convidando a uma visita de fim de tarde ao som de Jazz/Chill Out. O evento conta com a atuação do Duo André Rosinha (Contrabaixo) e André Murraças (Sax tenor), que vão interpretar standards de jazz, facilmente reconhecíveis pelo grande público, numa parceria da FBB com o Jazz ao Centro.

PUBLICIDADE

Durante a manhã, há um programa de atividades essencialmente dirigido às crianças com vários momentos de animação.

A Casa de Chá, é, segundo a FBB, composta por grades de ferro que formam um bule, apresenta-se como um espaço de encontro e convívio, onde os adultos deverão ficar à porta, tratando-se, também, de uma obra viva e a ser vivenciada.

PUBLICIDADE

publicidade

A estrutura será percorrida e decorada com plantas de jasmim, flores habitualmente usadas para perfumar o chá verde, “transformando Casa de Chá numa autêntica escultura-caramanchão, onde as crianças são convidadas a praticar o célebre “chá das cinco”.

 A peça foi criada a convite da Fundação Bissaya Barreto no âmbito da celebração dos 75 anos do Portugal dos Pequenitos, “marcando uma nova etapa na história deste lugar mítico na memória dos portugueses – a aposta na contemporaneidade”, indo ocupar o lugar onde existiu o “globo terrestre” idealizado por Bissaya Barreto.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE