Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Universidade

Peace Studies International Colloquium no CES

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 28-10-2014

 “Peace Studies International Colloquium”, uma iniciativa do Centro de Estudos Sociais (CES) e da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), decorre entre 31 de outubro e 2 de novembro de 2014, na FEUC, emCoimbra.

PUBLICIDADE

Os Estudos para a Paz constituem uma corrente teórica desenvolvida, desde os anos 60 no século XX nas principais universidades e centros de investigação internacionais em contraste com a agenda mais tradicional da disciplina de Relações Internacionais, frequentemente criticada por se centrar na guerra e a legitimar academicamente. Os Estudos para a Paz, ao invés, assumem-se como linha de análise centrada sobre a transformação pacífica dos conflitos e, por isso, como uma linha de investigação vocacionada para contrapor dinâmicas de paz, de justiça e de desenvolvimento às práticas de violência, quer física quer estrutural ou cultural.

O ensino de Relações Internacionais na FEUC e a investigação neste domínio no CES têm privilegiado os Estudos para a Paz como essencial na singularidade das suas propostas docente e de pesquisa. Diversos projetos de investigação, nacionais e internacionais, desenvolvidos no CES têm incidido sobre tópicos nucleares nos Estudos para a Paz (intervencionismo internacional, humanitarismo, operações de paz, etc.). No plano da docência, regista-se a inclusão de uma especialidade em Estudos da Paz e da Segurança no Mestrado em Relações Internacionais e a oferta de um programa de doutoramento em política Internacional e Resolução de Conflitos, de que se assinalam actualmente os dez anos de existência.

PUBLICIDADE

publicidade

Nesse sentido, este I Colóquio Internacional de Estudos para a Paz sinaliza a contribuição específica da Universidade de Coimbra para um debate plural e interdisciplinar na área das Relações Internacionais. Trazendo a Coimbra um conjunto de palestrantes de renome mundial nesta área, esta iniciativa pretende chamar a atenção da academia e da opinião pública para a importância desta escola de pensamento no ensino e na investigação no nosso tempo. Assim, Cynthia Enloe (Clark University), Vivienne Jabri (King’s College London), José Manuel Pureza (FEUC-CES), David Harris (U. Bradford), Nils Petter Gleditsch (PRIO) ou Mariano Aguirre (NOREF) são alguns dos intervenientes que será possível ouvir.

O programa completo, biografias dos intervenientes e outras informações relevantes referentes ao Colóquio poderão ser consultadas em:  http://peacestudiescolloquium.ces.uc.pt/

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com