Coimbra

PCP leva Coimbra para a Festa do Avante!

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 16-08-2016

A Organização regional de Coimbra  do Partido Comunista Português (PCP) está a preparar a sua participação na 40ª edição da Festa do Avante!.

PUBLICIDADE

festa_avante_2016

Este ano a Festa do Avante fica indelevelmente marcada pela incorporação no seu espaço da Quinta do Cabo, adquirida com o objectivo de vencer constrangimentos, de alargar e valorizar a Festa.

PUBLICIDADE

Coimbra é uma das organizações pioneiras, a par do Algarve, Braga e Porto, que vão ficar instaladas neste novo espaço da Quinta do Cabo. Uma Festa maior com o objectivo de oferecer melhores condições a todos os que a visitam e nela participam, no magnifico espaço da Quinta da Atalaia, onde vão encontrar mais espaço, mais sombras, mais zonas de estar, um renovado acampamento destinado aos visitantes da Festa.

O espaço de Coimbra na Festa do Avante! tem, este ano, uma decoração alusiva à música e cultura popular que integrará a exposição de vários instrumentos musicais pertencentes à colecção Louzã Henriques.

PUBLICIDADE

publicidade

Na exposição política estarão reflectidas a actividade e as propostas do PCP para Coimbra, as suas iniciativas e as lutas dos trabalhadores e populações do distrito. Serão também assinalados os 70 anos do IV Congresso do PCP, realizado na Lousã em 1946 onde, após o fim da II Guerra Mundial, o PCP definiu o caminho para o derrubamento do fascismo, os seus princípios orgânicos, a sua natureza e a sua identidade.

No pavilhão de Coimbra divulga-se também a cultura, a gastronomia e os produtos do distrito. Os milhares de visitantes da Festa terão à sua disposição quatro espaços distintos: um bar, um restaurante, uma venda de doçaria produtos regionais e um bar de bebidas

No Restaurante de Coimbra, a gastronomia regional está presente com a tradicional Chanfana, com o Porco no Espeto (Prato e Sandes), com o Rancho à Moda de Coimbra e Bacalhau à Coimbra.

No Bar os visitantes da festa poderão comer vários petiscos como Pataniscas de Bacalhau, Salgados regionais e não faltarão ainda outros petiscos como as Tapas de Queijo e Chouriço, Bifanas, Sopa à Lavrador e os Vinhos da Região. Na venda de Produtos Regionais os pontos de interesse são a doçaria regional como Pastéis de Tentúgal, Queijadas, Nevadas de Penacova, Barrigas de Freira e os Pastéis de Sta Clara, os Vinhos os Queijos do Rabaçal, e também artesanato regional.

avante

O PCP garante que “em 2016 teremos uma Festa maior, preservando a sua identidade de grande festa popular, festa do povo, dos trabalhadores e da juventude portuguesa, Festa que é espaço de liberdade, convívio e alegria, espaço de valorização da cultura e das artes, de solidariedade e camaradagem, Festa aberta a todos pela mão do Partido Comunista Português”.

No renovado espaço será dada uma atenção especial para as crianças que encontrarão um novo espaço completamente renovado, ampliado e inclusivo, servido de melhor área arborizada, com novos brinquedos, que permitem a todas as crianças, incluindo as com necessidades especiais, usufruir da Festa.

A Festa do Avante! apresenta um amplo e vasto programa que percorre inúmeras áreas da música, ao teatro, ao cinema, à Ciência, à valorização do Livro e da leitura, às artes plásticas, ao Desporto e oferece a todos motivos de interesse para três dias de festa.

No plano político o Comício da Festa será o momento alto, no domingo, com a intervenção do Secretário-geral do PCP, que intervirá também no acto de abertura da Festa às 19:00 de 6ª feira, que se realizará num novo local, na Quinta do Cabo, junto ao Espaço Central, assinalando a abertura da 40ª Festa do Avante! e também a abertura do espaço da Quinta do Cabo.

O Espaço Central, coração político da Festa,  também situado na Quinta do Cabo. albergará as principais exposições políticas patentes na Festa dedicadas este ano à Precariedade, flagelo que atinge centenas de milhar de trabalhadores, em particular das novas gerações.

A Entradas Permanentes (EP) têm um custo de 23 euros até ao dia 2 de Setembro e podem ser adquiridas nos Centros de Trabalho do PCP. A entrada, comprada nos próprios dias da festa custará 35 euros. Estão a ser organizadas várias excursões com partida de diversos pontos do distrito.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE