Coimbra

Rita Rato em Soure a lutar contra os caulinos

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 08-04-2014

Uma delegação do PCP com a deputada do PCP Rita Rato deslocou-se ontem, dia 7 de Abril, a Soure, para acompanhar a luta que presentemente se desenvolve no concelho, contra a tentativa de exploração de caulino, na zona de Bonitos, freguesia de Soure.

PUBLICIDADE

A deputada, acompanhada por Francisco Guerreiro, membro do executivo da DORC, Manuela Santos, vereadora da Câmara Municipal de Soure e Fátima Pinhão, membro da assembleia de freguesia de Soure, iniciou a sua visita com um encontro com o Presidente da Câmara. Neste encontro a deputada manifestou a sua preocupação com a situação de um eventual licenciamento desta exploração. Referiu ainda o envolvimento do Grupo Parlamentar do PCP nesta questão, informa o PCP.

De acordo com informação enviada pelo PCP, o Presidente da Câmara de Soure revelou  que este órgão autárquico tinha aprovado por unanimidade a emissão de um voto contrário ao licenciamento. Manifestou ainda a sua preocupação com as tentativas de privatização da recolha e tratamento dos lixos e do abastecimento de águas. A este propósito a deputada reafirmou as posições do PCP, contra a passagem para o domínio privado de serviços que consideramos dever continuar a ser assegurados pelo sector público.

PUBLICIDADE

publicidade

Em seguida a deputada Rita Rato acompanhada por membros da comissão de luta deslocou-se à área da concessão, cerca de 400 hectares, verificando tratar-se de uma zona densamente arborizada e que em alguns locais se encontra a cerca de 50 metros das habitações.

Dirigiu-se em seguida à associação dos Bonitos, onde era aguardada por várias dezenas de pessoas, residentes nesta povoação. Neste encontro e para além das intervenções de vários membros da comissão de luta, a deputada Rita Rato teve oportunidade de informar das diligências já feitas sobre a questão dos caulinos.

PUBLICIDADE

Apesar do Partido Comunista Português não ter eleito nenhum deputado pelo distrito de Coimbra,  o PCP salienta que é total a disponibilidade do grupo parlamentar para acompanhar a luta das populações contra os interesses económicos que não respeitam nem a vontade nem a qualidade de vida de todos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE