Cidade

Parque Verde do Mondego: Câmara abre concurso que vai fazer correr muita tinta

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 27-06-2016

O Presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) pediu ao autor (Camilo Cortesão)  do projecto dos estabelecimentos do Parque Verde para estudar uma solução que permita colocar mais um piso nos 4 edifícios, permitindo que os espaços possam desenvolver a actividade em dois andares.

PUBLICIDADE

parque verde 3

A informação surgiu antes da CMC ter aprovado (a favor: 5 do PS e 1 da CDU. Contra: 1 do CPC e 3 do PSD)  a abertura de um novo concurso de concessão daquelas áreas comerciais das “Docas”.

PUBLICIDADE

publicidade

No entanto, esta duplicação da área dos edifícios não está garantida no rascunho do caderno de encargos a que NDC teve acesso, pelo que os eventuais concessionários podem não saber com o que vão contar.

Esta deliberação surge depois do executivo ter DECIDIDO a cessação do alvará ao agrupamento de empresas que explorou aqueles espaços.

PUBLICIDADE

Estão previstas duas vias – concurso público ou negociação direta. O documento propõe que os quatro estabelecimentos de hotelaria sejam divididos em duas unidades, cada uma delas composta por duas frações.

O facto das instalações sanitárias ficarem a cargo de apenas um dos futuros concessionários mereceu criticas de vereadores sentados na bancada socialista.

O vereador do CPC alertou para o facto deste concurso deixar em aberto a possibilidade de associação entre concorrentes, que, como se sabe, deu no que deu na anterior concessão.

Fica ainda por esclarecer de forma cabal o que pode levar o Município a optar pela negociação directa em detrimento do concurso público.

O documento de trabalho propõe que os quatro estabelecimentos de hotelaria sejam divididos em duas unidades, cada uma delas composta por duas frações.

Segundo a CMC, a unidade 1 será composta por um estabelecimento de bebidas com 180,48 m2 de área útil interna e 160 m2 de área útil na esplanada mais um estabelecimento de restauração com 258 m2 de área útil interna e 350 m2 de área útil na esplanada.

Já a unidade 2 é composta por um estabelecimento de bebidas ou restauração com 172,08 m2 de área útil interna e 175 m2 de área útil em esplanada mais um estabelecimento de bebidas – café e/ou geladaria com 64,56 m2 de área útil interna e 90 m2 + 155 m2 de área útil em esplanadas.

Quanto à renda mensal, o valor mínimo que cada concorrente tem de inscrever na sua proposta é de 2500 euros (+IVA) para a unidade 1, e de 1400 euros (+IVA) para a unidade 2. Fica ainda previsto que, respeitando estes mínimos, se possam apresentar valores diferenciados para os períodos de verão e inverno.

Na proposta aprovada pelo executivo lê-se ainda que os estabelecimentos de restauração e bebidas podem dispor de espaços destinados a dança desde que cumpram os requisitos legais aplicáveis.

Quanto ao prazo de contrato proposto, ele é de sete anos, renovável automaticamente por períodos de dois anos até ao limite de duas renovações. Ou seja, o contrato poderá durar, no máximo, 11 anos.

Caso o Município opte pelo concurso público, o valor da renda terá uma ponderação de 60%; a qualidade e originalidade do conceito de exploração 20%; e a variedade e qualidade dos produtos e serviços prestados os restantes 20%.

Depois desta aprovação do executivo municipal, este procedimento necessita de ser aprovado pela Assembleia Municipal de Coimbra, que reúne no próximo dia 30.

Notícia em desenvolvimento com inclusão de declarações e documentos

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE