Cidade

Orquestra Clássica do Centro comemora 15 anos. Parabéns!

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 25-02-2016

A Orquestra Clássica do Centro (OCC) apresentou hoje, 25 de fevereiro,  o programa geral do  seu 15º aniversário.

PUBLICIDADE

IMG_3931

Durante a  conferência de imprensa, que decorreu no Pavilhão de Portugal, foi também apresentado José Eduardo Gomes, o novo Maestro Titular da Orquestra Clássica do Centro.

PUBLICIDADE

publicidade

Emília Martins – Directora Executiva da Associação Orquestra Clássica do Centro, Carina Gomes – Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra e José Eduardo Gomes revelaram as novidades, sob o olhar atento e terno de Marta Brinca, amiga da orquestra e esposa de Manuel Machado, Presidente da Câmara Municipal de Coimbra.

Ouça AQUI a intervenção de Carina Gomes

PUBLICIDADE

Ouça AQUI a intervenção de Emília Martins

 Ouça AQUI a intervenção de José Eduardo Gomes

Ficámos a saber que a OCC tem uma nova Direcção Artística Estratégica, que integra nomes como Luís Tinoco, Vasco Martins, Mário Alves e Marina Pacheco, tendo como maestro titular José Eduardo Gomes, para além do conselho artístico geral já existente e conhecido.

As comemorações dos 15 anos começam no dia 28 de Fevereiro, pelas 17:30, com o concerto Orquestra na Cidade,  sob a batuta do maestro José Eduardo Gomes.

A OCC realizará ainda concertos em datas festivas, como sejam o 25 de Abril, o 4 de Julho no âmbito das Festas da Cidade, participação no Festival das Artes, nos Encontros Internacionais de Guitarra ou o concerto de Natal (entre outros).

Com a Universidade de Coimbra realizará, já no dia 5 de Março, Gala de Ópera com direcção do maestro convidado António Sérgio Ferreira, inserida na Semana Cultural da Universidade de Coimbra, em colaboração com o Coro Misto da Universidade de Coimbra e a participação especial do Coro das Ciências Biomédicas da Universidade do Porto e Coro de Salamanca.

A Realização de actividades em colaboração com instituições de ensino (Conservatórios de Coimbra, Escola de Música S.Teotónio e ainda Academia do Fundão, Conservatórios da Figueira da Foz, Pombal e ESART de Castelo Branco, entre outros) é outra das apostas da OCC

A organização de concertos pedagógicos, que têm como público alvo as crianças e, sempre que possível, realizados nas próprias escolas, com a designação “ A Orquestra Vai à Escola”, com a OCC nas suas formações mais reduzidas (trios, quartetos, etc) também está nos planos da OCC.

A gravação do CD com obras do compositor Vasco Martins inspirado na Morna e no Fado é um dos trabalhos a desenvolver nas próximas semanas.

Está previsto que a sua apresentação aconteça no Atlantic Musica Expo, em Abril, na Cidade da Praia em Cabo Verde. Este projecto resulta da parceria com o Ministério da Cultura de Portugal, Ministério da Cultura de Cabo Verde e o Centro de Estudos da Morna.

A Orquestra Clássica do Centro (OCC) apresentou-se pela primeira vez, enquanto orquestra profissional, em Dezembro de 2001 e tem realizado o seu trabalho ao longo destes anos de forma ininterrupta.

Enquanto associação, a OCC tem a responsabilidade de gestão cultural do Pavilhão Centro de Portugal (local da sede da OCC). Tem desde Setembro de 2016 o estatuto de ONGD.

A OCC foi considerada de superior interesse cultural pelo Ministério da Cultura desde 2001 e encontra-se abrangida, desde então, pela Lei do Mecenato Cultural (atual Estatuto dos Benefícios Fiscais).

Para além dos concertos, que constituem naturalmente a sua  actividade principal, a OCC organizou concursos, conferências, festivais, encontros e muitos outros eventos, frequentemente em colaboração com outras entidades.

Só em 2015 a OCC organizou ou foi parceira em mais de 140 actividades, na sua grande maioria realizadas no Pavilhão Centro de Portugal.

Do seu historial fazem ainda parte diversas iniciativas realizadas sobre a temática da Guitarra portuguesa na sua valorização e promoção enquanto instrumento solista de orquestra, com especial destaque para os Encontros Internacionais da Guitarra Portuguesa, com o Patrocínio da Caixa Geral de Depósitos, iniciados em 2007. :

Em Maio de 2014, deslocou-se a Cabo Verde, a convite do Ministro da Cultura de Cabo Verde Mário Lúcio de Sousa que declarou a Orquestra, além de “fundadora da Orquestra Nacional de Cabo Verde”, como sendo parte integrante desta.

Em 2015 assinou também um protocolo de colaboração com o Centro de Estudos da Morna que tem como principal intuito divulgar a Morna como património cultural da lusofonia, conhecimentos musicais, literários ou de imagem e a transcrição para partituras da tradição oral da Morna.

 A OCC editou vários CD´s, dos quais se destacam “Cantar Coimbra 1 e 2” ou a Suite Sinfónica Aeminium de José Firmino ou “ Em Memória da Madrugada .Dos livros editados o destaque vai para ” As Primaveras ” de Francisco Martins e ” Cesária –  A rota da Lua vagabunda”, sobre Cesária Évora, da autoria de Tchalê Figueira e Vasco Martins.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE