Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

O Silêncio Solar das Manhãs apresentado na Biblioteca Municipal de Cantanhede

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 22-04-2015

 O Silêncio Solar das Manhãs, livro de António Canteiro e Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama em 2013, teve apresentação editorial na Biblioteca Municipal de Cantanhede em 18 de abril.

PUBLICIDADE

Apresentação_Editorial_Livro_António_Canteiro_2

Na mesa de honra esteve também o vereador da Cultura, Pedro Cardoso, que perante uma assistência que incluía muitos amigos e admiradores deste escritor natural do concelho, enfatizou «o valor da já significativa obra de António Canteiro», sublinhando «o reconhecimento que os seus livros têm obtido, quer da crítica, quer da parte júris dos importantes prémios literários em que têm sido distinguidos».

PUBLICIDADE

publicidade

Por sua vez, o escritor agradeceu à Câmara Municipal «todo o apoio que sempre dispensou a tudo o que faço no campo da literatura, como aconteceu mais uma vez com esta sessão» e manifestou a sua gratidão «a várias outras entidades e pessoas que de algum modo têm colaborado comigo em tudo o que se relaciona com esta faceta da minha vida».

Luís Serrano, investigador da Universidade de Aveiro, onde foi coordenador da programação cultural, e crítico literário fez a apresentação da obra. Durante a apresentação editorial foram decorrendo declamações de poesia e momentos musicados com a participação de Paulo Cavadas, Manuel Ribeiro e Christiana Marques.

PUBLICIDADE

O livro tem a chancela da editora Gradiva, que o caracteriza como «uma jóia de grande sensibilidade, ricamente ilustrada pelas aguarelas de Alves André», enquanto O júri do Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama apreciou em “O Silêncio Solar das Manhãs” «a sua força de imagens, o domínio metafórico e a experiência de oficina de escrita que demonstra».

Entretanto, já depois da apresentação editorial do livro na Biblioteca Municipal de Cantanhede, foi tornada pública a atribuição de mais um prémio literário a outra obra de António Canteiro, designadamente “Logo à tarde vai estar frio”, que venceu a 11.ª edição do Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho, na modalidade de prosa de ficção 2014/2015.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com