Coimbra

O que é que vai acontecer no Festival do Arroz e da Lampreia?

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 01-03-2016

De 4 a 13 de março,  Montemor-o-Velho volta a juntar à mesma mesa o genuíno arroz carolino do Baixo Mondego e a intensa lampreia pescada no rio Mondego.

PUBLICIDADE

torrão1

DESTAQUES EDIÇÃO 2016

PUBLICIDADE

publicidade

Exposição temática
Pela primeira vez, homenageando os agricultores do Baixo Mondego e simbolizando a congratulação da Câmara Municipal pela Indicação Geográfica Protegida do Arroz Carolino, haverá uma exposição temática alusiva ao cultivo do arroz.

Reforço da animação
A animação foi reforçada e há momentos lúdicos a todas as horas de grande afluência. Nesse âmbito, entre outros, decorrerá a apresentação do Campeonato do Mundo de Combate Medieval com demonstrações no recinto do festival.

PUBLICIDADE

Fomento do convívio intergeracional
No âmbito do projeto “Ser Saudável”, avós e netos juntar-se-ão na cozinha para confecionar as melhores e mais tradicionais sopas do concelho, com os seus produtos endógenos, produzidos nas hortas pedagógicas montadas nas escolas.

Seminário alusivo ao Arroz Carolino IGP
Esta é a primeira edição desde a atribuição da Comissão Europeia de Indicação Geográfica Protegida ao Arroz Carolino do Baixo Mondego. Esta distinção acarreta acrescida responsabilidade, porque tendo um produto diferenciado, temos de estar à altura de promovê-lo. Um produto de qualidade, cumpridor de todas as regras de produção integrada, requer uma promoção de qualidade.

Restaurantes aderentes divulgam o festival durante todo o mês
Num esforço contínuo de imprimir maior dinâmica à premissa de “Valorizar o que é nosso” e de potenciar a economia local, foi novamente lançado o desafio aos restaurantes concelhios para se associarem aos valores do Festival. Assim, os aderentes poderão participar no Festival de forma mais alargada, transformando o mês de março no mês do Arroz e da Lampreia em Montemor-o-Velho

Representações etnográficas reforçam entidade local
Dando seguimento às mudanças efetuadas em 2014 e 2015, a edição de 2016 quer continuar a proporcionar momentos que contribuam, simultaneamente, para o reforço da identidade local e para mostrar as diversas vertentes etnográficas que são capazes de agradar e surpreender as diversas faixas etárias.

Festival para todas as idades
A tenda tem três mil metros de área que contemplam um espaço vocacionado para a juventude, com uma zona de fruição noturna, com bares e animação própria.

Multibanco, wi-fi e mais tecnologia no recinto do festival
Os pagamentos nas tasquinhas voltam a poder ser efetuados por multibanco. Também com a intenção de reforçar, promover uma multiplicidade de experiências e intensificar um sentido de partilha, os visitantes vão poder usufruir de rede Wi-Fi na tenda do festival. Existirá ainda uma aplicação que poderá ser descarregada na internet e que contém as coordenadas do Festival, a localização, o programa de animação e a referenciação dos diferentes espaços.

A vila como palco do festival
Com o Castelo, património nacional, como cenário, o Festival, referência indelével na agenda gastronómica nacional, promete uma experiência inesquecível de sabores, tradição e cultura.

Tenda, fraldário, acessos e lugares de estacionamento melhorados
A Câmara Municipal de Montemor-o-Velho melhorou ainda mais as condições do Festival investindo nas acessibilidades, num claro reforço de segurança.

10 dias de festival do arroz e da lampreia
A tenda, localizada no Largo da Feira, no centro da vila de Montemor-o-Velho, vai estar aberta todos os dias, ao almoço e ao jantar.
Entre os dias 7 (segunda-feira) e 10 (quinta-feira), só será servida lampreia mediante encomenda, que pode ser feita ligando para a CMMV.

Cozinha ao vivo
Os deliciosos sabores tradicionais do Baixo Mondego vão ser confecionados ao vivo. Os segredos gastronómicos mais bem guardados do concelho de Montemor-o-Velho vão ser desvendados na “Cozinha Tradicional ao vivo”.

Associativismo
Todas as tasquinhas presentes no Festival são da responsabilidade de associações do concelho de Montemor-o-Velho. Também na animação o associativismo volta a dar cartas, com uma concorrida agenda de momentos culturais.

Entrada gratuita
A entrada no recinto do Festival volta a ser gratuita.

Artesanato
Com o objetivo de dar a conhecer os artesãos de Montemor-o-Velho, há uma vasta área da tenda para esta valência, sendo que o destaque é para as atividades relacionadas com a temática do festival e os visitantes vão poder ver os artesãos a trabalhar ao vivo.

Visitas guiadas | 5, 6, 12 e 13 22 março | 10h30 e 15h30
O município de Montemor-o-Velho preparou visitas ao Castelo e ao Centro Histórico de Montemor-o-Velho.

arroz doce
Tasquinhas

CASA DO POVO DA ABRUNHEIRA
Tapas: Alheira de peixe; Buchos avinhados; Bifana no pão; Sardinhas albardadas; Moelas; Pataniscas de peixe do rio; Jaquinzinhos; Petinga frita; Ruivacos; Sável frito; Especialidade: Arroz de lampreia; Lampreia quinhentista; Arroz à Roupa Velha; Pratos de peixe do Baixo Mondego: Arroz de lampreia (1/2 Arroz de lampreia); Enguias fritas; Jaquinzinhos com arroz; Petinga frita com arroz; Tibornada de polvo; Sável frito com arroz; Pratos de carne do Baixo Mondego: Arroz de galo de cabidela; Borrego à Baixo Mondego; Galo estufado com grelos e arroz; Grelhada mista com arroz; Secretos de porco bísaro com arroz; Francesinha; Menu Infantil: Hambúrguer de peixe ou carne com ovo estrelado e arroz; Sobremesas do Baixo Mondego: Pastel de arroz doce; Arroz doce; Mousse de chocolate; Folhado de Lampreia de ovos; Semifrio; Bolo de bolacha; Fruta da época;

CENTRO BEIRA MONDEGO | SANTO VARÃO
Jantar de 4/3: Sopa de legumes; Arroz de lampreia; Arroz de cabidela; Arroz de espigos com solha frita; Arroz de espigos com enguias; Arroz de espigos com secretos de porco preto; Almoço de 5/3: Sopa galega; Arroz de lampreia; Arroz de tomate com pataniscas; Arroz de tomate com enguias; Arroz de cabidela; Jantar de 5/3: Sopa galega; Arroz de lampreia; Arroz de cabidela; Arroz com pato assado; Arroz legumes com grelhada; Arroz legumes com pataniscas; Arroz legumes com enguias; Arroz legumes com secretos de porco preto; Arroz árabe com carne marinhoa; Almoço de 6/3: Sopa de feijão com couve; Arroz de lampreia; Lampreia à bordalesa com grelos; Arroz de cabidela; Arroz de feijão com pataniscas; Arroz de feijão com grelhada; Arroz de feijão com enguias; Arroz com pato assado; Jantar de 6/3: Sopa de feijão com couve; Arroz de lampreia; Arroz de cabidela; Arroz de legumes com pataniscas; Arroz de legumes com enguias; Arroz árabe com carne marinhoa;
Jantar de 11/3: Caldo verde; Arroz de lampreia; Arroz de cabidela; Arroz de legumes com pataniscas; Arroz de Legumes com enguias; Arroz de cogumelos com secretos de porco preto; Arroz de Cogumelos com novilho marinhoa; Almoço de 12/3: Sopa à lavrador; Arroz de Lampreia; Morcela de arroz com migas; Arroz de tomate com pataniscas; Arroz com pato assado; Arroz tomate com enguias; Arroz de cabidela; Arroz de cogumelos com carne marinhoa; Jantar de 12/3: Sopa à lavrador; Arroz de Lampreia; Arroz de Cabidela; Arroz com pato assado; Arroz de feijão com grelhada; Arroz de feijão com pataniscas; Arroz de feijão com enguias; Arroz de feijão com secretos de porco preto; Arroz de legumes com carne marinhoa; Almoço de 13/3: Sopa de peixe; Arroz de lampreia; Arroz de frutos secos com carne marinhoa; Arroz de cabidela; Arroz de feijão com pataniscas; Arroz de feijão com grelhada mista; Arroz de feijão com enguias; Arroz com pato assado; Jantar de 13/3: Sopa de peixe; Arroz de lampreia; Arroz de cabidela; Arroz de frutos secos com pataniscas; Arroz de frutos secos com enguias; Arroz de frutos secos com carne marinhoa;

GRUPO FOLCLÓRICO DA ACDR DE MEÃS DO CAMPO
Pratos: Arroz de lampreia; Arroz de cabidela; Arroz de pato; Arroz velho; Arroz de feijão com Grelhada mista, Picanha, Enguias fritas, Pataniscas de bacalhau e Petinga; Sobremesas: Arroz doce; Arroz doce com ovos; Arroz doce com fios de ovos; Arroz doce com chocolate; Arroz doce com amêndoa; Arroz doce no forno e Casamento feliz;

GRUPO FOLCLÓRICO DA EREIRA
Sopa: À pescador (peixe); Gastronomia local: Lampreia com arroz; Lampreia com arroz; Sável com arroz de ovas; Enguias fritas; Enguias fritas com arroz de feijão; Torresmos (matança) com arroz de feijão; Bacalhau com arroz; Pataniscas com arroz tomate; Petinguinha (frita/ grelhada) com arroz de grelos; Carnes grelhadas com arroz e saladas; Sobremesas: Arroz doce (caseiro); Lampreia doce folhada; Papas de moado; Salada fruta; Bebidas: Vinho tinto, branco, frisante, espumante, sumos, água e cerveja;

Animação, Etnografia & Música ao Vivo
04 marco | sexta-feira
19h Inauguração
20h Apresentação oficial das Tasquinhas e suas ementas
21h Grupo Folclórico da Ereira apresenta os Fadistas Sara Travassos e Cláudio Dias
22h Baile com Musical Band
00h SoulFunk Brothers

05 março | sábado
14h Projeto Ser Saudável: Apresentação do Livro de Receitas ‘A Sopa é Fixe’
15h Orquestra Ligeira de Carapinheira
16h Rancho Folclórico e Regional do Seixo
17h Workshop de Tecelagem pela Liga dos Amigos dos Campos do Mondego
18h Coral Polifónico da Associação Filarmónica União Verridense
19h Arroz aos Molhos Grupo de Cantares do Clube União Musical Recreativo Gatoense
20h Grupo Etnográfico da Casa do Pessoal dos Hospitais da Universidade de Coimbra
21h Rancho Folclórico Malmequeres de Reveles
22h Back to the 80’s” com DJ. Johnny B

06 março | domingo
14h Ensemble de Saxofones de Arazede da Academia Musical Arazedense
15h Grupo de Dança da Associação Cultural Desportiva Recreativa e Social de Quinhendros
16h Rancho Folclórico Amores Perfeitos da Associação Cultural Recreativa e Desportiva do Bebedouro
17h Rancho Folclórico da Filarmónica de Instrução e Recreio de Abrunheira
18h Grupo Folclórico da Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Meãs do Campo
19h Grupo de Cantares do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Tentúgal
20h Tuna da Seniormor da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho

11 marco | sexta-feira
20h O Melhor de Mim | Parte 2 pelo Grupo GIO da APPACDM de Coimbra | Unidade Funcional de Montemor-o-Velho
21h Grupo de Música e Cantares do Zambujeiro
22h Associação Filarmónica 25 de Setembro e Grupo Vozes de Montemor
23h DJ Diogo Almeida
00h SoulFunk Brothers

12 março | sábado
16h Apresentação da equipa da Casa do Povo de Abrunheira nas modalidades de BTT, ORI-BTT, BTT downhill, BMX e Enduro
17h M&M Project, projecto musical de Flávio Martinho e Hugo Marques
18h Grupo de ginástica do Atlético Clube Montemorense
19h Grupo de Concertinas Puxófole
20h Cancioneiro da Liga dos Amigos dos Campos do Mondego
21h Filarmónica de Instrução e Recreio de Abrunheira
22h Banda LED
00h Dj David Silva

13 março | domingo
13h Demonstração de Combate Medieval | Apresentação do Campeonato do Mundo da IMCF
14h Grupo de Dança As Traquinas do Centro Cultural e Social da Bunhosa
15h Academia Musical Arazedense
16h Demonstração de Combate Medieval | Apresentação do Campeonato do Mundo da IMCF
17h Grupo Folclórico da Vila de Pereira
18h Grupos de Dança MyDance, MDTeen e MDKids
19h Rancho Folclórico de Carapinheira

Cozinha ao Vivo
5 março | sábado
12h Projeto Ser Saudável: Workshop de Sopas ‘A Sopa é Fixe’
6 de março | domingo
14h Arroz Doce pelo Centro Social e Paroquial de Meãs do Campo
11 março | sexta-feira
19h CozinhARTE por formandos do Curso de Cozinheiro da APPACDM de Coimbra | Unidade Funcional de Montemor-o-Velho
12 de março | sábado
14h Restaurante Casa Arménio
13 de março | domingo
14h Restaurante Patinhos

Morlândia – Espaço Infantil
Oficinas Criativas | Atividades Lúdico-pedagógicas | Insufláveis
5, 6, 12 e 13 de março
14h/ 15h / 18h / 19h, oficinas dirigidas a crianças e jovens entre os 4 e os 12 anos.

Seminário – 11 de Março
IGP – Arroz Carolino do Baixo Mondego: Que Desafios? | Paços do Concelho | 16h

Visitas Guiadas ao Castelo e ao Centro Histórico de Montemor-o-Velho.

Sábados e domingos. 10h30 e 15h30. Ponto de encontro: posto de turismo do Castelo.
5, 6, 12 e 13 de março | Reservas: postodeturismo.mov@gmail.com

lampreia

EMENTAS | Restaurantes Aderentes

RESTAURANTE O POÇO | MECO | 239 621 653
Especialidades: Arroz de marisco | Arroz de cabidela | Arroz de pato | Arroz de tomate com petinga frita | Arroz de feijão com panados | Arroz branco com grelhada mista | Arroz branco com costeletas de novilho grelhadas | Arroz branco com costeletas de porco grelhadas | Arroz branco com fêveras grelhadas | Arroz branco com secretos | Arroz branco com picanha | Arroz de feijão com grelhada mista | Arroz de feijão com costeletas de novilho grelhadas | Arroz de feijão com costeletas de porco grelhadas | Arroz de feijão com fêveras grelhadas | Arroz de feijão com secretos | Arroz de feijão com picanha | Arroz doce |

RESTAURANTE SERRADO | ARAZEDE | 239 607 218
Especialidades: Arroz de pato | Arroz de cabidela | Arroz de marisco | Arroz de polvo | Arroz doce |

RESTAURANTE ENCOSTA DE SÃO PEDRO | CARAPINHEIRA | 964 565 632
Especialidades: Pataniscas de bacalhau com arroz de tomate | Frango de churrasco com arroz de feijão | Costeleta de porco com arroz de ervilhas | Fêveras à casa com arroz de legumes | Piascas de vitela com arroz branco | Entremeada de Porco com Arroz | Arroz de lampreia | Arroz Doce | O Arroz de Lampreia necessita de encomenda com 24 horas de antecedência |

PARAÍSO | CARAPINHEIRA | 239 629 488
Especialidades: Arroz de cabidela de galo | Arroz de bacalhau | Abanicos com arroz de cenoura| Arroz à valenciana | Leitão com cabidela de arroz | Arroz de marisco | Carnes grelhadas | Arroz de feijão com pataniscas de bacalhau | Arroz de grelos com bifes | Arroz de polvo | Totós de senhora com arroz de tomate | Risoto com borrego grelhado | Arroz de lampreia | Arroz de pato | Arroz à valenciana | Arroz de marisco | Bacalhau à casa | Bacalhau assado | Bacalhau com todos | Bife à paraíso | Febras de porco | Bife da vazia (grelhado) | Abanico de porco preto (grelhado) | Bitoque de porco | Prego de vaca | Hambúrguer de aves | Omelete à casa | Arroz de cabidela de galinha | Arroz de Polvo à Paraíso | Arroz de tamboril | Borrego no forno | Leitão à Paraíso | Vitela estufada | Doce da casa | Mousse | Baba de camelo | Salada de fruta | Fruta da época |

PATINHOS | CARAPINHEIRA | 239 623 535 | 965 615 073
Especialidades: Arroz de polvo | Filetes de polvo com arroz de míscaros | Pataniscas de bacalhau com arroz de tomate e trio de pimentos | Arroz de robalo | Enguias fritas com verdes e arroz branco aromatizado com hortelã e tomilho | Arroz de lampreia | Arroz de pato | Arroz malandrinho de galo | Arroz malandro de pato e miúdos do mesmo | Vitela MARINHOA na brasa com arroz de frutos e gengibre | Nacos de porco preto com puré de maça e arroz de frutos | Arroz doce | Trio doce (Arroz doce, mousse e leite creme) | Pasteis e queijadas de Tentúgal |

REFÚGIO DO PAUL | CARAPINHEIRA | 239 621 063 | 914 640 224
Especialidades: Arroz de tamboril | Arroz de polvo | Arroz de lampreia | Arroz de mariscada | Arroz de cabidela | Arroz de pato | Arroz doce |

RESTAURANTE A LAMPREIA | EREIRA | 910 937 342
Especialidades: Sável frito com arroz de tomate e ovas | Peixe frito do rio com arroz de tomate e ovas | Arroz de lampreia | Arroz de cabidela | Arroz doce | Encomendar todos os pratos com 24 horas de antecedência.

RESTAURANTE SÍTIO CERTO | MEÃS DO CAMPO | 239 629 473
Especialidades: Fêveras grelhadas com arroz frito | Arroz de cabidela | Filetes com arroz de legumes | Petinga frita com arroz de feijão | Panados de frango com arroz de ervilhas | Calamares com arroz e salada | Arroz doce | O restaurante poderá alterar a ementa |

A BRASILEIRA | MONTEMOR-O-VELHO | 239 688 234 | 910 095 204
Especialidades: Arroz de polvo | Arroz de pato | Feijoada à brasileira | Arroz de feijão com panados | Arroz à grega | Tranças de vitela com arroz de legumes | Strogonof de frango com arroz | Costeleta de porco com arroz | Carne de porco à portuguesa com arroz | Feijoada de chocos | Arroz de lulas | Dobrada com arroz | Frango à brasileira | Arroz doce |

A GRELHA | MONTEMOR-O-VELHO | 239 689 372
Especialidades: Arroz de lampreia | Perca grelhada com legumes | Salmão grelhado com legumes | Robalinho grelhado com legumes | Arroz de pato à antiga | Entrecosto de novilho na grelha com arroz | Secretos de porco preto na grelha com arroz | Grelhada mista com arroz de feijão | Lombinhos de porco na grelha com arroz | Entremeada na grelha com arroz de feijão | Entrecosto na grelha com arroz de feijão | Bife de vitela na grelha à cortador com arroz | Costeleta de novilho na grelha à cortador com arroz | Franguito no churrasco guarnecido com arroz |

COZINHA REGIONAL A MOAGEM | MONTEMOR-O-VELHO | 915 582 438
Especialidades em regime de buffet: Arroz de pato | Arroz de polvo | Arroz de cabidela | Arroz à valenciana | Arroz branco, de tomate, de feijão, de pimentos e de grelos | Arroz de lampreia |

FLORIPES | MONTEMOR-O-VELHO | 239 680 322
Especialidades: Canja de arroz | Sopa de arroz e feijão | Pataniscas de bacalhau com arroz de feijão | Pataniscas de bacalhau com arroz de tomate | Pataniscas de bacalhau com arroz de grêlos | Peixe Frito com arroz de feijão | Peixe frito com arroz de tomate | Peixe frito com arroz de grelos | Arroz de pato de cabidela | Arroz de galo de cabidela | Arroz de pato no forno | Arroz doce; Leite-creme |

MARINHEIRO| MONTEMOR-O-VELHO | 239 680 137 | 969 072 755
Especialidades: Arroz de lampreia | Arroz de marisco | Arroz de tomate com petinga frita | Arroz branco com grelhada mista | Arroz de feijão com grelhada mista | Arroz doce |

O MOSTEIRO | MONTEMOR-O-VELHO | 239 689 446
Especialidades: Arroz de marisco | Arroz de lulas | Filetes com arroz de legumes | Solha frita com arroz de grelos | Arroz à valenciana | Picanha com arroz de feijão | Cabidela de galinha | Pato no forno com arroz de miúdos | Arroz doce |

ESCONDIDINHO| PEREIRA | 239 647 246
Especialidades: Arroz de lampreia | Arroz de feijão com pataniscas | Arroz de tomate com peixe frito | Arroz de cabidela | Pato escondido com arroz | Arroz manteiga com bifinhos e cogumelos | Arroz doce | O Arroz de Lampreia necessita de encomenda com 24 horas de antecedência |

O CALIFA| SANTO VARÃO | 239 645 512 | 910 136 712
Especialidades: Arroz de galo de cabidela | Arroz de lampreia | Arroz malandro de pato | Arroz doce | Delícia de chocolate | Creme de baunilha | Para arroz de lampreia marcação com antecedência de oito horas e número mínimo de quatro pessoas.

PIMPÃO| SEIXO DE GATÕES | 239 621 421 | 967 991 038
Especialidades: Enguias (fritas, de caldeirada ou ensopado – domingo) | Grelhados na brasa com arroz de feijão | Carapauzinhos com arroz de tomate | Arroz de pato no forno | Arroz de cabidela | Arroz de lampreia | Pasteis de Tentúgal | Leite-creme | Arroz doce | Tijelada |

CASA ARMÉNIO | TENTÚGAL | 239 951 175
Especialidades: Sopa de feijão seco com arroz | Arroz de miúdos de pato (cabidela) | Arroz de pato (cabidela) | Arroz de galinha (cabidela) | Arroz de pato seco no forno de lenha (só com reserva) | Arroz doce |

O FESTIVAL do ARROZ e da LAMPREIA | SABORES do CAMPO e do RIO em NÚMEROS
18 unidades de restauração aderentes durante todo o mês
Tenda | Vila de Montemor-o-Velho | 4 a 13 de março de 2016:
3.000 m2 de tenda
3 Postos de Venda de Arroz Carolino do Baixo Mondego
13 Espaços de participação institucional
15 Espaços de Artesanato
5 Espaços Doçaria Regional (Montemor-o-Velho, Pereira e Tentúgal)
5 Tasquinhas
12 Espaços de Bares Comércio e Serviços
1 Espaço ‘Cozinha ao Vivo’ (gastronomia local)
1 Espaço Infantil – Morlândia – (insufláveis, oficinas e atividades lúdico pedagógicas)
1 Posto de Venda de Café

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE