Coimbra

O mau estado do sítio

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 24-04-2014

A concentração de pólenes no ar vai estar muito elevada, a partir de sexta-feira, em Trás-Os-Montes, Beira Interior, Lisboa, Alentejo e Algarve, informou hoje a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

PUBLICIDADE

Segundo o Boletim Polínico da SPAIC, para a semana até 01 de maio, os níveis de pólenes vão estar elevados no Douro Liroral e região do Porto, tal como no centro do país.

Nos Açores e na Madeira, a previsão aponta para níveis de pólenes baixos a moderados, com predomínio dos pólenes de urtigas, plátano, cipreste e erva parietária.

PUBLICIDADE

Em Trás-Os-Montes e Alto Douro, a SPAIC destaca a presença de pólenes das árvores pinheiro, vidoeiro, carvalho e plátano tal como das ervas parietária e gramíneas, enquanto para a Beira Interior são acrescentadas as ervas azedas, urtigas e tanchagem.

Na Estremadura e Lisboa, vão sentir-se níveis muito elevados de pólenes de oliveira, azinheira, sobreiro, pinheiro, urtigas, parietária, tanchagem, azedas e gramíneas.

PUBLICIDADE

publicidade

O ar deverá apresentar concentrações em que predominam pólenes de azinheira, sobreiro, pinheiro, ervas urtigas, tanchagem, azedas e parietária no Alentejo, enquanto para o Algarve se acrescenta a oliveira, quenopódio e gramíneas.

A alergia ao pólen é causa frequente de manifestações alérgicas, que podem ser do aparelho respiratório (asma e rinite alérgica), dos olhos (conjuntivite alérgica) ou da pele (urticária e eczema).

O Boletim Polínico efetua a divulgação semanal sobre os níveis de pólenes existentes no ar atmosférico recolhidos através da leitura de vários postos que fazem uma recolha contínua dos pólenes em várias regiões do País.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE