Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Desporto

O futuro do passado

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 11-09-2013

A Associação Académica de Coimbra e Universidade mostraram-se hoje de manhã “confiantes” de que Coimbra irá receber os Jogos Universitários 2018, depois de ter perdido para Zagreb a organização do evento em 2016.

PUBLICIDADE

“Se não foi à primeira, vamos conseguir à segunda”, afirmou o reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, considerando que “a comissão executiva da EUSA [Associação Europeia de Desporto Universitário] ficou com um peso na consciência”, fazendo alusão à entrega da organização dos Jogos Europeus Universitários (Jogos EUSA) 2016 a Zagreb, Croácia.

O reitor da Universidade de Coimbra afirmou, em conferência de imprensa na Sala do Senado da Universidade de Coimbra, em conjunto com as restantes entidades envolvidas, que a candidatura terá “mais condições para 2018”, avançando que será “semelhante” à candidatura apresentada para os Jogos EUSA 2016: “apenas haverá ajustes de detalhes”.

PUBLICIDADE

publicidade

Ricardo Morgado, presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC), relembrou o peso da UC/AAC ter recebido por três anos consecutivos o prémio de Melhor Universidade da Europa em Desporto Universitário, dizendo que “está reunido um compromisso sério” em torno da candidatura para 2018.

“Agora há mais uma força para esta candidatura, que é a classificação de Coimbra como Património Mundial da Humanidade”, frisou o secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, que afirmou “haver ambição de conseguir ter os Jogos Europeus Universitários de 2018 em Coimbra”, enaltecendo a importância da “riqueza que o evento pode gerar”.

PUBLICIDADE

“Sentimos que, na altura [aquando do anúncio de Zagreb como cidade organizadora dos EUSA 2016], foi por um triz”, afirmou João Barbosa de Melo, presidente da Câmara de Coimbra, outra das entidades que subscrevem a carta de intenção de candidatura de Coimbra para os Jogos EUSA 2018, que será entregue até 01 de novembro, juntamente com a pré-candidatura.

O reitor da Universidade de Coimbra afirmou que “agora não há a desculpa geopolítica”, evocando a justificação dada pela comissão executiva em junho deste ano para que os jogos fossem organizados por Zagreb em 2016, por as duas edições anteriores serem realizadas na zona ocidental do continente.

O reitor da Universidade de Coimbra frisou ainda a importância de receber os Jogos EUSA 2018 para se “recuperar o Estádio Universitário de Coimbra”, apesar de afirmar que “mesmo sem os jogos, o estádio será remodelado”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com