Educação

Nova Escola Profissional da (Serra da) Lousã

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 14-04-2016

O novo projeto para a Escola Profissional da Lousã pretende afirmar-se como um pólo de formação profissional dos municípios da Serra da Lousã.

PUBLICIDADE

epl

A Escola, que, para além da Câmara Municipal da Lousã, tem agora como sócia a empresa Konkrets, pretende implementar cursos profissionais que respondam às necessidades técnicas e humanas do tecido produtivo existente nestes municípios, e  implementar novos cursos cujo potencial económico dos municípios e da região.

PUBLICIDADE

publicidade

A Nova Escola Profissional da (Serra da) Lousã (EP(S)L) pretende assim proporcionar aos seus formandos um conjunto alargado de experiências, lúdicas, criativas e formativas, em várias dimensões (técnica/profissional, social, cultural, artística, física, tecnológica, cognitiva, intelectual).

A equipa da Konkrets, através do conhecimento que tem nesta área de atuação, promete dinamizar a EP(S)L de forma a se tornar numa instituição de referência na região.

PUBLICIDADE

Pretendem que a escola Profissional se assuma como uma referência incontornável, com um ensino de excelência adaptado ao contexto atual e voltado para os desafios do futuro.

Os novos gestores avançam que vão contar com consultores, coordenadores e formadores altamente qualificados, com competências e experiências reconhecida como Joana Ruas (Academia de Bailado); Rui Ramos (professor, músico); Luís Brandão, entre muitos outros professores com elevada experiencia na sua área de atuação.

Afiançam que  EP(S)L “terá condições de assegurar uma grande multiplicidade de atividades integradas no currículo obrigatório para todos os alunos, que alargam a oferta do currículo oficial e asseguram a sua formação integral”.

A EP(S)L está a efectuar diligências para a criação de um polo do Conservatório de Música de Coimbra, também com a Academia de Bailado, com o IMMA e com o grupo de Teatro Barraca Preta).

Outras parcerias de grande relevância e já formalizadas são com a Associação Empresarial da Serra da Lousã e com associações empresarias dos concelhos da Serra da Lousã e da região.

Nesse sentido será criado e dinamizado um gabinete de empreendedorismo que fará a ligação quer com entidades competentes, quer com a comunidade empresarial para a participação através de estágios em projetos de valor acrescentado orientados para a máxima empregabilidade dos alunos.

Serão também criados laboratórios de multimédia, informática e indústrias criativas em parceria com empresas de referência.

Em comunicado enviado a NDC, a entidade garante que “tudo está a ser feito para garantir que a escola profissional da Lousã, futuramente Escola Profissional Serra da Lousã, não tenha fronteiras nem limites, indo ao encontro das necessidades formativas dos nossos alunos em adequação com as reais necessidades da comunidade empresarial da nossa região afirmando-se como um projeto credível, de sucesso e sustentável”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE