Coimbra

Universidade compra máquina para desinfestação da Biblioteca Joanina

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 18-01-2017

Encontra-se já instalada e pronta a funcionar, no piso térreo da Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra (UC), uma câmara de anoxia de seis metros cúbicos de capacidade.

PUBLICIDADE

BIBLIOTECA JOANINA

O equipamento acaba de ser adquirido pela Universidade por cerca de 70 mil euros e servirá essencialmente para a desinfestação do precioso acervo bibliográfico que se conserva no edifício.

PUBLICIDADE

publicidade

Entre muitas outras vantagens, a entrada em funcionamento destes dispositivos permite evitar o recurso a métodos químicos de expurgo, muito utilizados no passado.

Nos três pisos da Biblioteca guardam-se atualmente cerca de 60 mil volumes, compreendendo diversas matérias, todos editados até ao final do século XVIII. Esta nova câmara junta-se a uma outra, adquirida o ano passado, que ficou instalada no edifício principal da Biblioteca Geral (BGUC).

PUBLICIDADE

Para além de livros, as câmaras podem ainda ser utilizadas no tratamento de outros objetos de valor patrimonial que se encontram à guarda das diferentes bibliotecas e museus da Universidade.

De acordo com o Diretor da Biblioteca Geral, José Augusto Bernardes, «esta iniciativa (tomada em tempos tão difíceis, do ponto de vista orçamental) é particularmente louvável, revelando uma consciência muito clara da responsabilidade que cabe à instituição de preservar e manter acessível um património que, embora pertencendo à Universidade de Coimbra, é também do país e do mundo».

Além da nova câmara de anoxia instalada na Joanina, recentemente foram montadas novas estantes compactas no piso térreo da Biblioteca Geral, equivalendo a 2.000 metros de extensão.

Assim, a Biblioteca da Universidade fica «dotada de condições para continuar a receber e a catalogar os livros e periódicos provenientes do Depósito Legal (cerca de 15 mil volumes, correspondendo a cerca de 230 m, em cada ano) e também daqueles que são regularmente incorporados no catálogo, através de compra, oferta ou permuta», explica José Augusto Bernardes.

Nos seus dois edifícios (Joanina e edifício novo) a Biblioteca Geral acomoda atualmente cerca de 1 milhão e meio de volumes, para além de jornais, revistas, manuscritos raros e coleções especializadas, com destaque para uma notável coleção de mapas antigos e um extenso e invulgar conjunto de documentos musicais dos séculos XVI e XVII.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE