Cidade

Noite Saudável nas 4 Estações

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 27-11-2014

Numa parceria com o projecto “Noite Saudável em Coimbra” (NSC) (iniciativa do Centro de Prevenção e Tratamento   do Trauma Psicogénico, CRI de Psiquiatria e Saúde Mental do CHUC  e do Instituto Europeu para o Estudo dos Factores de Risco-Portugal) e a Associação Orquestra Clássica do Centro foi esta manhã apresentado o programa que dá inicio a um ciclo de actividades designado por “ As quatro Estações”.

PUBLICIDADE

Reis Marques (Director CRI de Psiquiatria e Saúde Mental do CHUC) , João Redondo (coordenador do Centro de Prevenção e Tratamento do Trauma Psicógénico do CHUC) , Fernando Mendes (Instituto Europeu para o Estudo dos factores de Risco)  e Emília Martins ( Presidente da Direcção da Ass. Orquestra Clássica do Centro) foram as personalidades que apresentaram a iniciativa no Pavilão Centro de Portugal.

Para o Reis Marques “a actual noite é excessiva, sendo caracterizada por um conjunto de comportamentos de risco que podem e devem ser diferentes, mais saudáveis, sem os perigos que existem actualmente. Esses perigos incluem frequentemente violência, com agressões físicas mas também outras nomeadamentr de ordem psicológica. Sendo a Noite de Coimbra neste momento uma referência a nível nacional, importa que Coimbra surja  como um paradigma nacional da noite saudável. Nada nos move contra os empresários da noite, ou contra quem trabalha na noite. A noite não pode é ser porta de entrada para a violência contra as pessoas que se divertem saudavelmente. Coimbra é mais bonita se tiver uma noite mais saudável, mas também com mais gente”.

PUBLICIDADE

Alguns dos objectivos, como referiu o DJoão Redondo, são os de eliminar factores de risco e potenciar os factores promotores de saúde e bem estar na noite da cidade de Coimbra, a par com o reforço da resiliência comunitária, ao longo das quatro estações do ano.

Já Fernando Mendes salienta que a noite deve ser mais saudável, de forma a evitar os acidentes ligados ao consumo de álcool e substâncias ilícitas.

PUBLICIDADE

publicidade

A noite de Coimbra tem uma riqueza cultural que advém das diversas noites que existem, como a africana, a da Europa de Leste, etc que devem ser aproveitadas. Como reorganizar a noite é uma questão importante. Para isso é necessário envolver parceiros como a Câmara Municipal, empresários, as próprias polícias, etc.Vamos promover uma noite mais saudável e mais feliz.”

Para Emília Martins, da Direcção da OCC, lembrando a OMS (1946) “A saúde é um estado de total bem estar físico, psíquico e social e não apenas a ausência de doenças ou debilidade. Gozar da melhor saúde possível é um direito de todo o homem, independentemente de raça, religião, convicção política ou situação económica e social.” Acrescenta que a promoção da saúde e do bem estar dos povos tem na música um excelente, embora não único, instrumento de realização. Estamos neste projecto não só através da realização de concertos, seja pela orquestra na sua formação habitual ( clássica), seja através de outras formações de Câmara, sendo a mais comum os quartetos; estamos aqui também, enquanto associação – promovendo, organizando, criando “laços” com pessoas e instituições, pois entendemos que mais ricos (culturalmente, mas não só) ficaremos todos, pois que é na comunhão de experiências que a Humanidade avança” – refere.

Assim, dia 5 de Dezembro de 2014, no período da manhã, irá decorrer no Auditório do CHUC uma Conferência tendo como palestrante o Prof. Doutor Constantino  Sakellarides, antes disso, pelas 10:30 actuará o Quarteto de Cordas OCC que interpretará  temas que vão dos compositores clássicos  ao Tango. À noite,  a partir das 21:30, terá lugar no Pavilhão Centro de Portugal o espectáculo “Milonga Tango e Vida”, com a participação do grupo “Tango e Vida”. No dia 6 de Dezembro, pelas 21:30, terá lugar o concerto na Igreja de Sta Cruz, pela Orquestra Clássica do Centro com direcção do Maestro David Wyn Lloyd numa organização conjunta com a Câmara Municipal de Coimbra

Programa:

As 4 ESTAÇÕES

5 Dezembro | 10h30 | Auditório CHUC

Quarteto de Cordas OCC

Do Tango aos compositores clássicos

21h30 | Pavilhão Centro de Portugal

“MILONGA TANGO E VIDA”

Apresentação de quinze tangos de João Redondo, com letras de Cristina Cunha. Conta  com a participação de: Manuel Rocha (violino) e outros amigos do Conservatório de Coimbra, Sílvio Girão (guitarra de fado) e Joaquim Cerejeira (clarinete). Dançam Jorge Salgado e Daniela Costa, da Galeria Ideal, Porto e Jacques Houart e Maria José (Porto). A produção de imagem é da responsabilidade de Rijo Madeira (Coimbra Canal). Apresenta a “Milonga” o psiquiatra Luís Gamito (actor, Lisboa).

 6 Dezembro | 18h30 | Ig Stª Cruz

Adagio e Fuga em Dó Menor – Mozart

Concerto para trompete, 1º andamento – Hummel

Serenata Notturna – Mozart

Serenata 2 Glazunov

Sinfonia em Ré – CPE Bac

Entradas   gratuitas

unnamed (29)

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE