Câmaras

Noémia Malva Novais troca TSF pela nova agência de comunicação da ANMP

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 03-03-2014

Noémia Malva Novais, uma das jornalistas nomeadas para os Troféus Notícias de Coimbra, que nos últimos três anos foi a voz da TSF em Coimbra e Aveiro, troca agora a rádio de notícias pela F5C-First Five Consulting, a agência que escolhida para assegurar a  comunicação da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

PUBLICIDADE

Noémia Malva Novais possui  habilitações académicas, formação e experiência profissional que lhe conferem competências para o exercício da função na consultora da ANMP, ficando, desde já, a trabalhar com a instituição liderada por Manuel Machado.

Nos três anos de TSF, assumiu o acompanhamento do complexo processo Face Oculta, foi distinguida com uma menção honrosa do Prémio de Jornalismo e Direitos Humanos da Unesco pela Grande Reportagem «Muito mais que um corpo» e foi autora da Grande Reportagem «Venham mais sete» que esteve na origem da atribuição do Prémio da Fundação Manuel António da Mota à Fundação Mata do Buçaco.

PUBLICIDADE

publicidade

No último ano, Noémia Malva Novais doutorou-se, com a classificação máxima, em Ciências da Comunicação, especialidade de Comunicação e Ciências Sociais e Políticas, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com uma tese sobre «A Imprensa Portuguesa e a Guerra. A Acção da Censura e da Propaganda».

Antes tinha já feito o mestrado em História Contemporânea, na Faculdade de Letras de Coimbra, também com a classificação máxima, e a licenciatura em História pela mesma universidade com a classificação de Bom. O percurso académico de Noémia Malva Novais foi sempre feito a trabalhar como jornalista na imprensa e na rádio, pelo que a agora Consultora de Comunicação da F5C conhece bem o meio jornalístico do país.

PUBLICIDADE

Noémia Malva Novais é também investigadora integrada do Instituto de História Contemporânea (IHC) da Universidade Nova de Lisboa, investigadora colaboradora do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (Ceis20) da Universidade de Coimbra e pesquisadora do Centro de Ciências Sociais do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

A actividade docente também consta do seu extenso Curriculum Vitae público, onde se constata que foi professora em vários graus de ensino, nomeadamente no ensino superior, no Isla Leiria que agora integra a Universidade Lusófona. Tem livros, artigos, conferências e comunicações publicados em Portugal e no estrangeiro, entre os quais «João Chagas. A Diplomacia e a Guerra. 1914-1918», obra que tem por base a tese de mestrado distinguida, em 2004, com o Prémio Aristides de Sousa Mendes (1.ª Menção Especial) da Associação dos Diplomatas Portugueses. Um Curriculum que apresenta uma mulher com invulgar capacidade de estudo e de trabalho.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE