Coimbra

Nasceu um Menino na Biblioteca Municipal de Cantanhede

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 03-12-2015

Na Biblioteca Municipal de Cantanhede encontra-se patente ao público desde o passado dia 2 de dezembro a exposição Nasceu um Menino, constituída por 131 presépios que pertencem à coleção particular de Filomena Xavier.

PUBLICIDADE

c

As representações artísticas são oriundas de dezenas países de quatro continentes, elaborados com materiais diversos como a lã, o barro, o vidro, o grés, a madeira, pedra, entre outros.

PUBLICIDADE

publicidade

Em cada presépio desta coleção está presente um artista, mais ou menos conhecido do público que, com a sua arte e sensibilidade, fez nascer uma peça única. Por trás de cada presépio estão a força, a autenticidade e a beleza dos materiais utilizados.

A exposição Nasceu um menino permite conhecer a riqueza e diversidade do artesanato dos 68 países representados na mostra, traduzidas na sensibilidade de cada artista representado, quer na originalidade das formas, quer nos processos e materiais utilizados no fabrico das peças expostas.

PUBLICIDADE

Filomena Xavier Martins da Silva nasceu em Boticas, no dia 25 de dezembro de 1944 e é licenciada em Engenharia Química pelo Instituto Industrial do Porto.

O fascínio pelo espírito natalício, a juntar à coincidência de ter nascido exatamente no dia de Natal e um carinho especial que sente pelas figuras do Presépio, estiveram presentes no despertar do colecionismo destes objetos, gosto que Filomena Xavier vem cultivando há vários anos.

A colecionadora possui cerca de 3000 presépios, oriundos de norte a sul de Portugal e de vários países do mundo. A sua coleção não é um conjunto de objetos avulso pois cada presépio possui uma história única para contar, uma origem curiosa, um gesto resultante de uma amizade, uma recordação de viagem ou, simplesmente, um segredo escondido.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE