Coimbra

Município de Oliveira do Hospital nomeado para Prémio de Boas Práticas de Participação

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 02-02-2016

O Projeto “Oliveira do Hospital, a Friendly Municipality” dinamizado pelo Município de Oliveira do Hospital é um dos cinco projetos nacionais que está nomeado para o Prémio de Boas Práticas de Participação.oliveira do hospital

PUBLICIDADE

Este importante projeto, que reforça a proximidade com as comunidades estrangeiras residentes no concelho de Oliveira do Hospital, ficou em segundo lugar no grupo de cinco finalistas a nível nacional concorrentes a este prémio.

As candidaturas ao Prémio de Boas Práticas de Participação foram analisadas por um júri independente constituído pela Associação In Loco, Centro de Estudos Sociais, Agência para a Modernização Administrativa e Observatório Internacional da Democracia Participativa (América Latina, Prefeitura de Porto Alegre).

PUBLICIDADE

 As cinco práticas consideradas finalistas pelo júri (e respetivas pontuações) são: Orçamento Participativo Cascais (8,64); Oliveira do Hospital, a Friendly Municipality (7,57); Orçamento Participativo Águeda (7,09); Orçamento Participativo e Orçamento Participativo Escolar Braga (6,98); Semana de Prestação de Contas de Valongo (6,98).

Após a nomeação, seguir-se-á uma fase de votação pública, que vai decorrer até ao dia 18 de março, através da plataforma de votação Democracy 2.1, sendo que a votação do júri e a votação do público terão um peso de 50% na pontuação final que determinará o projeto vencedor deste prémio.

A organização irá entregar dois prémios: a classificação de melhor prática de democracia participativa em Portugal para o primeiro classificado e uma menção honrosa para o segundo classificado. Os resultados finais serão divulgados durante a Conferência Internacional Portugal Participa, nos dias 12 e 13 de Abril, em Lisboa.

PUBLICIDADE

publicidade

Oliveira do Hospital assume-se como um município amigo das várias comunidades e nesse âmbito criou o projeto “Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality”, através do qual dinamiza  o Fórum Participativo que integra as várias comunidades a residir no concelho de Oliveira do Hospital.

Instado a pronunciar-se sobre esta nomeação para o Prémio Boas Práticas de Participação, o vereador José Francisco Rolo refere, “a dimensão crescente dos sucessivos reconhecimentos ao Projeto ‘Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality’ transformam-no num instrumento indispensável de participação de todos os cidadãos na democracia autárquica, como peça da estratégia de marketing territorial de Oliveira do Hospital como um município inclusivo, e reconhecidamente como projeto demonstrativo de inovação social”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE