Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Município de Cantanhede recebe quadros de Arte-Xávega da Praia da Tocha

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 12-11-2015

A pintora Stella Maris Vallejo ofereceu ao Município de Cantanhede o conjunto de 17 telas de sua autoria que representam 100 Anos de Cultura Xávega na Praia da Tocha.

PUBLICIDADE

unnamed (4)

Este é de resto o título que sintetiza o âmbito da exposição constituída por quadros elaborados com base em fotografias, de diferentes períodos, sobre cenas de pesca e outros motivos da conhecida zona balnear da Região Centro.

PUBLICIDADE

publicidade

A doação foi formalizada nos termos de uma parceria celebrada com a artista plástica, segundo o qual a autarquia cantanhedense compromete-se a guardar a exposição em condições que garantem a sua preservação e salvaguarda até que seja criado o Centro Interpretativo de Arte-Xávega, cujo espólio passará a integrar.

Esse equipamento cultural é um projeto que o Município de Cantanhede tem em carteira com o objetivo de criar condições adequadas para divulgar e promover o conhecimento das dimensões, histórica, sociocultural e etnográfica de uma atividade piscatória tradicional que continua bem viva na Praia da Tocha e que tem um inestimável valor enquanto representação do património imaterial de uma comunidade que reconhece e sente essa prática como fator estruturante de coesão social.

PUBLICIDADE

Stella Maris Vallejo nasceu em Buenos Aires, Argentina, e desde muito cedo que possui uma intensa ligação ao mar e à pesca. Ao serviço das Nações Unidas, tem visitado e trabalhado em inúmeros países costeiros, dando aí assistência técnica na sua área profissional, com especial enfoque na formação de recursos humanos.

Filha de uma artista plástica profissional, L. Garcia Dimmer, Stella Maris Vallejo é uma pintora autodidata que, segundo afirma, “nutre profundo respeito e admiração pela gente do mar”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com