Coimbra

Mundo da inteligência artificial em debate na Universidade de Coimbra

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 06-09-2015

O biólogo e físico Ricard Solé, autor de “Vidas sintéticas”, uma obra que aborda de forma bastante peculiar um vasto conjunto de questões desencadeadas pelo desenvolvimento do campo da inteligência artificial, nomeadamente biologia sintética e vida artificial, é um dos participantes doEncontro Português de Inteligência Artificial (EPIA), que tem lugar no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra (UC), entre os próximos dias 8 e 11 de setembro.

PUBLICIDADE

O encontro, onde também participam Helder Coelho, um dos pais da inteligência artificial em Portugal, eFrançois Pachet, diretor do Laboratório de Informática da SONY em Paris, reúne mais de uma centena de investigadores e académicos de todo o mundo.

Ao longo de quatro dias debate-se a evolução e a consolidação do conhecimento na área da inteligência artificial, bem como as implicações geradas por essa evolução e os limites que se devem impor à aplicação da inteligência artificial.

PUBLICIDADE

publicidade

As novas tendências da investigação neste campo do conhecimento e a discussão de áreas emergentes como Aprendizagem Profunda, uma das mais revolucionárias e promissoras técnicas para “dar mais inteligência” aos computadores, vão estar em destaque no EPIA.

Embora possamos pensar que a inteligência artificial não passa de ficção, «a verdade é que, apesar dos desafios que ainda tem pela frente, a distância entre a realidade e a ficção poderá ser ultrapassada a médio prazo», observam Francisco Baptista Pereira e Penousal Machado, investigadores do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC) e responsáveis pela organização do encontro.

Os investigadores acreditam que «no futuro, a inteligência artificial terá um papel muito importante na resolução de grandes problemas do mundo. A ciência tem permitido avanços muito significativos na construção de mundos artificiais em áreas muito distintas como, por exemplo, medicina, robótica, ambiente e inteligência de negócio.»

PUBLICIDADE

O programa do Encontro Português de Inteligência Artificial está disponível em: http://epia2015.dei.uc.pt/program/

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE