Coimbra

Mulheres compositoras e intérpretes nos VIII Encontros Internacionais da Guitarra

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 09-10-2014

As mulheres compositoras e intérpretes, através de Luísa Amaro, Marta Pereira da Costa e Natália e Marina Pikoul, são destaque nos VIII Encontros Internacionais da Guitarra, a decorrer em Coimbra entre os dias 17 e 25 do corrente mês de outubro.

PUBLICIDADE

Daquelas quatro compositoras serão estreadas novas criações, mas no programa sobressaem ainda uma Masterclass de guitarra clássica com Paulo Vaz de Carvalho, a 18 e 19, um concerto com o guitarrista João Tiago Correia, dia 22, e um “Encontro com Cabo Verde”, a 24.

Na edição de 2014 desta iniciativa anual da Orquestra Clássica do Centro (OCC) Luísa Amaro, viúva e concertista acompanhante do génio da guitarra Carlos Paredes, divulgará o seu último trabalho discográfico, “ARGUS”, e apresentará obras inéditas da sua autoria, em concertos nos dias 18 e 25.

PUBLICIDADE

publicidade

No concerto de encerramento, ao final da tarde do dia 25, serão apresentadas composições encomendas, para guitarra e orquestra, de Luísa Amaro, Marta Pereira da Costa e Natália e Marina Pikoul. As interpretações à Guitarra Portuguesa estão a cargo de Marta Pereira da Costa e Bruno Costa, com acompanhamento da OCC.

Na sessão “Encontro com Cabo Verde”, a 24, além da abordagem à relação musical e ao estatuto da OCC de fundadora e integrante da orquestra nacional daquele país, será realizado o concerto “Os crioulos do outro lado da Lua”, com os músicos caboverdianos Sérgio Figueira e Francesco Valente.

PUBLICIDADE

Uma Exposição / apresentação de instrumentos do construtor Fernando Meireles, tertúlias sobre a guitarra e canção de Coimbra, concertos do grupo FADVOCAL e do intérprete Ricardo Dias e uma homenagem póstuma ao compositor Francisco Martins são outros pontos do programa.

Para Emília Cabral Martins, presidente da Associação da Orquestra Clássica do Centro, a edição deste ano prossegue os objetivos de divulgar e valorizar o património musical português, com relevo para a Guitarra enquanto instrumento solista de orquestra.

Realça que este ano serão apresentadas em estreia obras de Luísa Amaro e Marta Pereira da Costa com o propósito também de evidenciar o papel das mulheres, quer como intérpretes, quer como compositoras. Além da execução das suas obras nestes Encontros, elas surgirão também como interpretes. Será ainda estreada a “Fantasia As Primaveras em III andamentos“, numa encomenda feita para este festival à compositora russa Natália Pikoul, que remente para a obra do compositor e músico recentemente falecido Francisco Filipe Martins.

“A internacionalização dos Encontros de Guitarra processa-se este ano de uma forma que nos é particularmente grata, dado os estreitos laços estabelecidos com Cabo Verde”, destaca Emília Cabral Martins.

Em maio do corrente ano de 2014, a OCC deslocou-se a Cabo Verde, a convite do Ministro da Cultura, Dr. Mário Lúcio de Sousa, que declarou a OCC, além de “fundadora da Orquestra Nacional de Cabo Verde”, como sendo parte integrante desta, tendo ainda atribuído o título de “Maestro Honorário Vitalício da Orquestra Nacional de Cabo Verde” ao maestro titular e diretor artístico da OCC David Lloyd.

A apresentação dos VIII Encontros Internacionais da Guitarra decorreu na última terça-feira à tarde em Coimbra, e nela participou Amadeu Carvalho, Diretor Comercial de Particulares e Negócios (Região de Coimbra Centro) da Caixa Geral de Depósitos, mecenas do evento desde a primeira edição.

“A CGD tem assumido um papel ativo na comunidade, privilegiando a criação de valor global para os clientes particulares, empresas ou instituições locais. Apoia estes Encontros desde a sua 1ª edição, numa ação continuada de divulgação da música, criação de novos públicos e promoção da atividade cultural”, referiu o representante da instituição bancária.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE