Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Mortágua: Semana da Leitura com atividades dirigidas à comunidade escolar e população em geral

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 12-03-2016

Decorre de 14 a 18 de março a Semana da Leitura em Mortágua, numa organização do Município de Mortágua e do Agrupamento de Escolas.

PUBLICIDADE

SemLeitura_FeiradoLivro2012_15 (Large)

A Semana da Leitura, este ano subordinada ao mote “Elos de Leitura”, vai ser assinalada com um diversificado conjunto de atividades de promoção da leitura, dirigidas à comunidade escolar e à população de Mortágua. As atividades decorrerão em diferentes espaços, como Biblioteca Municipal, Centro de Animação Cultural, Escola Básica 2.3, Escola Secundária e também nas ruas da Vila.

PUBLICIDADE

publicidade

A Semana da Leitura abre com a Feira do Livro, que decorrerá ao longo de toda a semana, no salão polivalente da Escola Secundária. No primeiro dia (14) será também apresentado o espetáculo “Quem quer ser Saramago”, uma produção da Andante- Associação Artística. Um espetáculo teatral interativo construído a partir de uma seleção da vasta obra de José Saramago, nomeadamente “O Memorial do Convento”, “O ano da Morte de Ricardo Reis” ou “Ensaio sobre a cegueira”, conduzindo os alunos do Secundário pelo universo da escrita de José Saramago.

No dia 15 terá lugar uma palestra com o título “A Invasão de Massena”, pelo Coronel Luís Albuquerque, Diretor dos Museus Militares de Lisboa e Bussaco, que versará sobre a passagem das tropas napoleónicas no concelho de Mortágua durante a 3ª Invasão (1810). A palestra terá duas sessões, a primeira pelas 10 horas no auditório da EB 2.3, dirigida aos alunos do 8º e 11º anos, e a segunda pelas 14 horas na Biblioteca Municipal, para o público em geral.

PUBLICIDADE

Ao longo da semana haverá leitura de histórias/contos para as crianças da Escola Básica de Mortágua, dinamizadas pela Biblioteca Escolar e pela Biblioteca Municipal.

Além destas atividades, a Biblioteca Municipal vai proceder à decoração de montras do comércio local com a afixação de “caixas de texto” em vários formatos contendo citações e pequenos textos de escritores e pensadores, nacionais e estrangeiros.

A Semana da Leitura encerrará no dia 18 com o já habitual Sarau da Leitura, pelas 21 horas, no Centro de Animação Cultural. Uma festa de celebração da leitura que contará com vários momentos, como leitura de textos em prosa e poesia, representação de textos, passando pela música. Os participantes serão os alunos dos vários graus de ensino, bem como Professores e Funcionários.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com