Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Desporto

Montemor-o-Velho no centro do mundo da canoagem

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 19-01-2015

unnamed (2)

PUBLICIDADE

O Salão Nobre do Município de Montemor-o-Velho recebeu na passada sexta-feira, 16 de janeiro, a cerimónia oficial de apresentação de duas provas internacionais de canoagem que vão marcar o ano de 2015 em Montemor-o-Velho.

O Centro Náutico de Montemor-o-Velho é palco, em maio e em julho, da Taça do Mundo e do Campeonato do Mundo de Juniores e Sub-23 em canoagem, duas das maiores competições de canoagem à escala mundial.

PUBLICIDADE

publicidade

“Este é um momento importante da época desportiva de 2015, marcado pela apresentação da seleção nacional de velocidade, que tentará o apuramento para as olimpíadas, mantendo a tradição de dar, a todos os portugueses, muitas alegrias com os resultados conquistados, e pela apresentação de duas provas muito importantes quer do ponto de vista desportivo, quer do ponto de vista da economia local, regional e nacional”, sublinhou o secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro.

Segundo o governante, a pista de Montemor-o-Velho é uma das “melhores à escala global, um verdadeiro circuito Fórmula 1 para a canoagem e para o remo, sendo, por isso, importante que seja rentabilizada”.

A presidir a cerimónia em Montemor, Emídio Guerreiro avançou que os parceiros têm “arregaçado as mangas, enfrentado as dúvidas olhos nos olhos e encontrado soluções” que passam por criar redes para “promover o nosso país e as nossas infraestruturas como sendo um dos melhores destinos para competições desportivas ao nível internacional”.

PUBLICIDADE

O secretário de Estado deixou ainda um “desafio importante aos Municípios vizinhos que também são grandes beneficiários” do Centro Náutico de Montemor-o-Velho e lançou o “repto às Câmaras de Coimbra e da Figueira da Foz para que não deixem Montemor sozinho do ponto de vista municipal com este caderno de encargos”, até porque os “grandes beneficiários líquidos destes eventos são os hoteleiros” das duas cidades, devendo, por isso, na opinião do governante, ser “chamados também a ajudar na montagem destas competições que são caras.”

Para além das “infraestruturas, da tradicional forma de acolher dos portugueses, da gastronomia e das belezas naturais”, Emídio Guerreiro considerou que Portugal reúne dois fatores decisivos para, no futuro, acolher mais eventos desportivos internacionais: “o excelente sistema de saúde, de topo mundial, e o facto de sermos um dos países mais seguros do mundo”. “Portugal pode e deve multiplicar os eventos em diferentes modalidades de forma a que não só se promova a modalidade, mas se alavanque o desporto e, consequentemente, a economia local, regional e nacional, criando valor, riqueza e emprego”, frisou o secretário de Estado.

Respondendo ao presidente da Câmara de Montemor-o-Velho que falou das muitas “dúvidas e questões levantadas quanto à gestão da infraestrutura desportiva”, Emídio Guerreiro avançou que o Governo tem “noção das enormes dificuldades” sentidas pela Autarquia, vai trabalhar para promover e divulgar internacionalmente o CAR e registou “com muito agrado” o “envolvimento de todos os parceiros” em função do sucesso da infraestrutura.

Destacando o “verdadeiro sentido de cooperação com a Federação Portuguesa de Canoagem” (FPC), Emílio Torrão anunciou que “os dois eventos de classe mundial vão ser muito importantes para o concelho e para a comunidade de Montemor-o-Velho”, uma vez que, “pela primeira vez”, “estes eventos vão entrar na casa das pessoas e a comunidade vai sentir benefícios com eles”. “As associações locais vão ser convidadas a participar, a mostrar as suas atividades, a auferir rendimentos, explorando tasquinhas e bares e expondo artigos”, revelou o edil, acrescentando que a organização das provas vai “trazer as pessoas das freguesias aos momentos altos das provas para admirar e aplaudir in loco estes atletas que já são os nossos campeões”.

A Taça do Mundo de Velocidade, agendada para 15, 16 e 17 de maio, é a primeira das três Taças do Mundo promovidas pela Federação Internacional no ano de 2015, e vai trazer a Montemor-o-Velho 300 a 400 atletas, entre os quais “inúmeros campeões do mundo e campeões olímpicos”, de 30 a 40 países, representando um investimento de 300 mil euros, segundo o presidente da FPC, Vítor Félix. As finais das provas vão ser transmitidas em direto na Eurosport e a parceria com a NELO vai “trazer as embarcações que participam, quinze dias antes, no Campeonato da Europa na República Checa e vai levar as embarcações dos países que o solicitem para a II Taça do Mundo na Alemanha”. Este “atrativo” e os “preços bastante competitivos do alojamento e estadia das equipas em Montemor” prometem transformar-se em vantagens estratégicas para a organização da Taça do Mundo.

De 22 a 25 de julho, o Centro Náutico recebe a “maior prova da canoagem mundial”: o Campeonato do Mundo de Juniores e Sub23. Orçado em meio milhão de euros, o evento vai trazer a Montemor-o-Velho entre 1100 a 1200 atletas, de 80 a 90 países, anunciou o presidente da FPC.

Na cerimónia, que contou com a presença das mais altas entidades desportivas nacionais, do secretário de Estado do Desporto e Juventude ao presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, e ao presidente da Fundação do Desporto, Carlos Marta, foi ainda apresentada a equipa nacional de velocidade. Fernando Pimenta, Emanuel Silva, João Ribeiro, David Fernandes, Hélder Silva, Teresa Portela, Joana Vasconcelos, Beatriz Gomes, Helena Rodrigues, Francisca Laia e Fátima Cabrita são os atletas que vão tentar o apuramento para os Jogos Olímpicos Rio2016, cuja prova final de qualificação se realiza em agosto na cidade italiana de Milão.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com