Coimbra

Mitos e Verdades na Semana do Cérebro

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 09-03-2016

O Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC) promove as neurociências, de 12 a 26 de Março, com um programa gratuito para todos os públicos na Semana Internacional do Cérebro em Coimbra.

PUBLICIDADE

cérebro

Os neurocientistas do CNC vão levar as neurociências às escolas da região de Coimbra, viajando até escolas primárias, básicas, secundárias, universidades seniores e associações de pessoas com deficiência, onde dinamizarão ações de comunicação de ciência como atividades “mãos-na-massa”, jogos e palestras.

PUBLICIDADE

Os laboratórios do CNC abrem igualmente as suas portas a visitas da comunidade escolar. Os estabelecimentos de ensino interessados podem inscrever-se em www.cienciaviva.pt, onde podem consultar as atividades a decorrer em todo o país.

Também no Facebook do CNC serão divulgados nesta semana os ‘Selfie-Papers’ de alguns jovens cientistas, vídeos criativos em que são explicados de forma simples e clara as suas investigações mais recentes em www.facebook.com/CNC.UC.

PUBLICIDADE

publicidade

O premiado documentário “The Greedy Brain” do jornalista de ciência Rob van Hattum, que se submeteu às inovadoras potencialidades de interação entre máquina e cérebro, será exibido no dia 16, no Museu de Ciência da UC, às 15h, seguido de debate com cientistas do CNC.

No dia 19 de março, o CNC apresenta o seu ‘Neuroquiz’ no espaço ‘Aqui Base Tango’, às 21h30m, jogo de cultura geral sobre o cérebro num ambiente informal, numa noite onde as verdades podem ser mitos e os mitos verdadeiros.

A abertura oficial da Semana é organizada pela Sociedade Portuguesa de Neurociências (SPN) e terá lugar no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra, no dia 13 de março, das 10h às 18h, com palestras, exposição e momentos musicais, destacando-se a palestra “O Cérebro é um Órgão Plástico?” de Catarina Resende de Oliveira (Coordenadora do Consórcio CNC.IBILI). O programa da abertura, disponível no site da SPN, conta igualmente com a presença de Rosalia Vargas (Presidente da Ciência Viva), Isaura Tavares (Presidente da SPN), Alexandre Castro Caldas (neurologista), Eduardo Sá (psicólogo) e João Malva (neurocientista).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE