Médicos

Missão dos Hospitais de Coimbra com 14 intervenções cardiotorácicas em Moçambique

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 28-10-2013

Uma equipa do Centro de Cirurgia Cardiotorácica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizou 14 cirurgias em Moçambique na última semana, no âmbito de uma missão humanitária, informou hoje aquela unidade de saúde.

PUBLICIDADE

“Foram efetuadas 14 cirurgias de coração aberto, na grande maioria em crianças (desde os três meses de idade), adolescentes e adultos jovens. Como é habitual nesta missão portuguesa, a maior parte das cirurgias foram efetuadas em doentes com valvulopatias reumáticas, especialmente da válvula mitral”, destacou o CHUC, em comunicado.

As intervenções foram realizadas no Instituto do Coração, em Moçambique, entre 19 de outubro e domingo, estando todos os doentes a recuperar bem das cirurgias, alguns já com alta hospitalar.

PUBLICIDADE

publicidade

O CHUC salientou que “esta foi a 13.ª missão anual consecutiva desde que o Instituto, criado sobre os auspícios das Cadeias de Esperança do Reino Unido, de França e de Portugal, foi inaugurado em junho de 2001”.

Chefiada pelo cirurgião Manuel Antunes, a equipa de oito elementos – entre cirurgiões, enfermeiros e técnicos – participou de forma voluntária e gratuita e, além das cirurgias, prestou formação específica ao pessoal clínico daquela unidade de saúde moçambicana.

PUBLICIDADE

Segundo o CHUC, até à data, a equipa do Centro de Cirurgia Cardiotorácica realizou quase 300 intervenções cirúrgicas no Instituto do Coração, com uma mortalidade operatória “inferior a 1%, idêntica à que o grupo de missão regista em Coimbra”.

A missão cirúrgica contou com o apoio da TAP Portugal, da Visabeira, da indústria de equipamentos e farmacêutica, que ofereceu os consumíveis utilizados, e do CHUC, que forneceu todos os medicamentos utilizados.

Os custos da missão, incluindo o equipamento e consumíveis doados, foram estimados em cerca de 80 mil euros.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE