Coimbra

Ministro da Cultura de Cabo Verde canta com Orquestra Clássica do Centro

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 09-07-2015

A Orquestra Clássica do Centro realiza domingo, dia 12, em Coimbra um concerto dedicado à música cabo verdiana, integrado nas comemorações dos 40 anos da independência do país, com composições de Vasco Martins e interpretação de Mário Lúcio.

PUBLICIDADE

Mário Lúcio Sousa, músico e escritor, e atualmente Ministro da Cultura de Cabo Verde, estará em Coimbra para receber o Prémio Literário Miguel Torga, que conquistou com o romance inédito “Biografia do Língua”.

Nesse concerto, integrado no programa de entrega do galardão pela Câmara de Coimbra, Mário Lúcio, acompanhado da OCC, interpretará “Morna e Cítara”, que compôs, e foi orquestrada por Vasco Martins.

PUBLICIDADE

publicidade

Trata-se de uma composição singular, e inovadora no género da Morna, a canção nacional caboverdiana. É a única que se conhece com dois acordes, em que o compositor, além da temática da mestiçagem (crioulo), também pensou na Índia e no ‘tampura’, instrumento tradicional indiano.

O concerto insere-se no “Encontros com a Cultura Caboverdiana”, que decorre desde o passado dia 3 e até o próximo dia 15, em que a OCC e demais promotores – Núcleo de Coimbra da Associação Maense em Portugal (organização de originários da Ilha do Maio, em Cabo Verde), Associação de  Estudantes Cabo-Verdianos de Coimbra, Grupo de Apoio aos Doentes Evacuados em Coimbra e um grupo de cidadãos caboverdianos residentes em Portugal – se associam às comemorações dos 40 anos da independência de Cabo Verde.

PUBLICIDADE

Com ele pretende-se divulgar aos cidadãos de Coimbra e Região Centro a música, a dança, a gastronomia, a literatura e singularidades das gentes e lugares, através de exposições, concertos, eventos multimédia e lançamento de obras.

Domingo, após receber o prémio literário nos Paços do Município de Coimbra, Mário Lúcio Sousa profere uma conferência intitulada “Tempo”, no Pavilhão Centro de Portugal, sede da Orquestra Clássica do Centro (OCC), que antecede o concerto, marcado para as 18:30.

As composições interpretadas pela orquestra remetem para ambiência e os géneros musicais caboverdianos, uma caraterística da obra sinfónica de Vasco Martins, um multifacetado compositor, instrumentista, musicólogo e escritor, que também compõe música tradicional, eletrónica, jazz, para guitarra clássica, flauta e piano.

O concerto abre com “Quatro notas na cidade”, para clarinete e orquestra, inspirada nos pregões das peixeiras da cidade do Mindelo, geminada com Coimbra, a que se segue “Nataraja”, para violino e orquestra, com os sons da Índia, “Nuvens d’Nordeste & Poetas”, para violão improvisado e orquestra de cordas, a remeter para as constelações de nuvens nas ilhas, e “Morna e Cítara”.

O programa do dia 12, domingo, completa-se com o Brinde à Afetividade e Morabeza, em que serão degustadas algumas iguarias dos dois países.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE