Coimbra

Hoje: Matemático Cédric Villani dá conferência no TAGV

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 11-11-2015

Cédric Villani, um dos mais reputados matemáticos do mundo, está hoje, 11 de novembro, pelas 16:00, no Teatro Académica de Gil Vicente (TAGV).

PUBLICIDADE

FRANCE-SCIENCES-MATHEMATICS-VILLANI

Cédric Villani está em Coimbra a convite da Fundação Francisco Manuel dos Santos,  no âmbito do seu ‘Mês da Ciência’, que decorrerá ao longo de Novembro em vários pontos do país.

PUBLICIDADE

Este famoso matemático Cédric Villani (www.cedricvillani.org) – Medalha Fields de 2010 – irá falar sobre “Arte e Matemática”, a relação entre a lógica matemática e a intuição, o génio criativo e a beleza, explorando os caminhos entre os universos da matemática, da arte e da poesia.

Seguir-se-á uma palestra de Jorge Buescu – professor, cientista e tradutor do livro de Villani, “Teorema Vivo”, acabado de publicar em Portugal – subordinada ao tema ‘A utilidade do conhecimento inútil’. A conferência contará ainda com a participação de Paula Serra de Oliveira, Professora Catedrática do Departamento de Matemática da FCTUC e o encerramento estará a cargo do professor Carlos Fiolhais, coordenador da área do Conhecimento da Fundação Francisco Manuel dos Santos

Depois de Coimbra, será a vez de Braga acolher no dia 19 de Novembro o grande encontro nacional da FFMS, “A Ciência em 3 actos: Sociedade, prosperidade e política”, onde entre vários oradores portugueses e estrangeiros se contam Jorge Calado e Geoff Mulgan.

PUBLICIDADE

publicidade

O palco seguinte será o Museu da Ciência de Lisboa, no dia 23, para a apresentação do estudo “Cultura científica em Portugal: ferramentas para perceber o mundo e para aprender a mudá-lo”, coordenado por José Vítor Malheiros e António Granado, e finalmente, coincidindo com o Dia Nacional da Cultura Científica, a exposição interativa ‘PORDATA Viva’ abrirá as suas portas no Museu da Ciência de Coimbra.

AGENDA DA CONFERÊNCIA, TAGV, Coimbra – 11 de Novembro de 2015

  • 16h00 – Abertura
  • 16h15 – Arte e Matemática por Cédric Villani, Institut Henri Pointcaré
  • 17h – A Utilidade do Conhecimento Inútil por Jorge Buescu (UL)
  • 17h20 – Intervenção de Paula Oliveira (UC)
  • 17h40 – Debate entre Cédric Villani, Jorge Buescu e Paula Oliveira, com moderação de Carlos Fiolhais.
  • 18h30 – Encerramento por Carlos Fiolhais

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE