Partidos

Marisa Matias quer romper com o círculo vicioso da austeridade

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 22-03-2014

A cabeça de lista do Bloco de Esquerda (BE) às eleições europeias, Marisa Matias, propôs hoje, em Coimbra, que o Tratado Orçamental seja referendado, considerando que este “destrói” o país.

PUBLICIDADE

“Tem que se perguntar às pessoas se querem repetir por mais 30 anos aquilo que se passou nos últimos três anos. Estou certa de que nenhum português dirá que sim”, afirmou Marisa Matias, que intervinha no final do jantar de comemoração dos 15 anos do Bloco de Esquerda, em Coimbra.

Para a eurodeputada, o Tratado Orçamental “é a garantia de que a ´troika’ continua depois da troika” e a garantia de “austeridade sem fim”.

PUBLICIDADE

publicidade

“O Tratado é a linha que nos divide para as eleições europeias”, frisou Marisa Matias, lamentando “os que não têm coragem para dizerem de que lado estão”.

Segundo a cabeça de lista do BE, “ou se defende o tratado ou se defende o país”, salientando que se tem de “romper com o círculo vicioso da austeridade”.

PUBLICIDADE

Para isso, seria necessário “combater o desemprego”, que é “o principal problema das contas públicas em Portugal”.

Sobre formas de libertar recursos para “uma política de crescimento”, Marisa Matias apontou para “a reestruturação da dívida”, como uma solução, mas também como “uma inevitabilidade”.

“A reestruturação é tão óbvia que algum dia será feita. Quanto mais tarde, menos país teremos”, sublinhou, referindo que “ou se escolhe a dívida ou o país”.

As eleições europeias decorrem em Portugal a 25 de maio.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE