Câmaras

Manuel Machado eleito presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 23-11-2013

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado (PS), e outros 16 autarcas do PS, PSD e CDU tomaram hoje posse como o novo Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).

PUBLICIDADE

No congresso eletivo da ANMP, que hoje decorre em Santarém, o PS vai ocupar nove lugares neste órgão, o PSD seis e a CDU dois.

Os 17 elementos foram hoje eleitos pelos no XXI Congresso da ANMP, que reúne no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA) mais de um milhar de autarcas entre presidentes de câmara e elementos de juntas de freguesia e das assembleias municipais. Como é tradição, os membros do Conselho Diretivo (CD) são apresentados por indicação dos partidos, tendo em conta os resultados eleitorais autárquicos.

PUBLICIDADE

O PS, partido que venceu em mais câmaras, indicou Manuel Machado, de Coimbra, como presidente da ANMP.

São vice-presidentes da ANMP Ribau Esteves (PSD), presidente de Aveiro, Eduardo Vítor Rodrigues (PS), de Vila Nova de Gaia, Almeida Henriques (PSD), de Viseu, e Susana Amador (PS), presidente de Odivelas.

PUBLICIDADE

publicidade

À direção da ANMP pertencem ainda os socialistas Miguel Costa Gomes (Barcelos), Rui Santos (Vila Real), Isilda Gomes (Portimão), Pedro do Carmo (Ourique), Paulo Fonseca (Ourém) e José Goulart Silva (Horta).

Também os sociais-democratas Manuel Maria Moreira, presidente da Câmara de Marco de Canaveses, Armando Varela, de Sousel, José Manuel Bolieiro, de Ponta Delgada, e João Moura, de Cantanhede, tomaram hoje posse.

O ex-presidente da Câmara do Seixal, Alfredo Monteiro, atualmente presidente da Assembleia Municipal deste município, e Vítor Proença, presidente da Câmara de Alcácer do Sal, são os nomes indicados pela CDU e completam a nova direção.

O XXI Congresso tem presentes 852 delegados. Manuel Machado foi eleito com 686 votos dos 734 votantes, 42 votaram em branco e registaram-se ainda seis nulos.

O social-democrata Carlos Carreiras, presidente de Cascais, é o presidente da Mesa do Congresso e também, por inerência, presidente do Conselho Geral da ANMP.

O Conselho Geral tem 61 elementos, dos quais 30 socialistas, 21 do PSD, sete da CDU, dois independentes e um do CDS-PP, e é encabeçado por José Luís Carneiro (PS), presidente da Câmara de Baião.

O comunista José Maria Pós-de-Mina, presidente de Moura, é o novo presidente do Conselho Fiscal.

O conselho diretivo é o órgão executivo da ANMP, composto por 17 presidentes de câmara, escolhidos conforme os resultados das últimas eleições autárquicas.

A 29 de setembro, o PS obteve a presidência de 150 câmaras, o PSD de 106, a CDU de 34, os independentes de 13 e o CDS de cinco.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE