Coimbra

Macro e Continente

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 08-05-2014

O Centro de Portugal vai passar a integrar a Macro Região do Sudoeste Europeu (RESOE), após a celebração do alargamento daquela estrutura, em cerimónia a realizar na sexta-feira, no Porto.

PUBLICIDADE

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) assinará, às 11:00, na Casa de Serralves, o memorando de alargamento da RESOE à Região Centro e às Astúrias.

Com este alargamento, a Macro Região do Sudoeste Europeu “ganha relevância” no âmbito da União Europeia, passando a incluir as regiões Norte e Centro (Portugal), além da Galiza, Castela e Leão e Astúrias (Espanha).

PUBLICIDADE

publicidade

A RESOE “é um espaço pertinente de cooperação territorial europeia para a Região Centro, pois é complementar quer da vertente de cooperação transfronteiriça de proximidade (com as vizinhas Castilla y Leon e Extremadura), quer da vertente de cooperação transnacional com as regiões atlânticas”, salientou hoje a CCDRC, em comunicado.

“Esta parceria de regiões do Sudoeste Europeu, constituída com grande simbolismo no Dia da Europa, vem colmatar uma lacuna importante na articulação territorial da Região Centro no espaço europeu”, adiantou.

PUBLICIDADE

Segundo a nota, pretende-se que a RESOE “constitua um espaço de cooperação macrorregional ao nível do Sudoeste Europeu, focalizado sobre temáticas relevantes para as regiões envolvidas”, como o Corredor Atlântico da Rede Transeuropeia de Transportes, os setores industriais determinantes para o crescimento e competitividade regional, a relação entre o ensino superior e as empresas, os desafios demográficos associados à baixa densidade, o património e a cultura do Sudoeste Europeu, entre outras.

“Pretende-se ir ao encontro das prioridades europeias para o próximo período de programação 2014-2020 e da importância que é dada à dimensão territorial da política de coesão, nomeadamente a abordagem macrorregional”, de acordo com a Comissão de Coordenação.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE