Coimbra

Luís Adriano Oliveira apresenta o seu livro Ética em Investigação Científica

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 27-11-2013

No dia 29, pelas 18:30, na livraria Bertrand do Centro Comercial Dolce Vita de Coimbra, a LIDEL – Edições Técnicas apresenta o livro “Ética em Investigação Científica – Guia de boas práticas com estudos de caso” da autoria do Professor Catedrático Luís Adriano Oliveira. O evento vai contar com a presença do Prof. Doutor António Gomes Martins, Professor da Universidade de Coimbra, e do Prof. Doutor António Oliveira Falcão, Catedrático do Instituto Superior Técnico, que fará a apresentação da obra.

PUBLICIDADE

A atual vertente ética da investigação científica exige séria reflexão. Neste sentido, o livro “Ética em Investigação Científica” nasce para demonstrar que o universo dos investigadores deixou de se restringir ao que era antes uma elite de “sábios”, para passar a abranger uma gama de “seres comuns”, cujo contributo para o avanço do conhecimento consiste, essencialmente, em pequenos passos incrementais. Em resultado da vertiginosa “democratização” do conceito de cientista, a capacidade de publicar passou a ser condição imprescindível para que qualquer investigador científico possa salvaguardar, enquanto seu, esse mesmo estatuto.

Tal necessidade de sobrevivência, em ambiente altamente competitivo, pode constituir fator de pressão e, por essa via, abrir caminho à tentação de enveredar por formas de atuação cuja maior celeridade na obtenção de resultados de sucesso, seja conseguida em prejuízo da imprescindível garantia de qualidade e de fiabilidade.

PUBLICIDADE

publicidade

Estes fatos atentam contra a integridade do conhecimento científico, ameaçando gravemente a confiança que a sociedade nele deposita, facto que tornou premente a edição desta obra, que inclui vários estudos de caso para perceção prática do leitor e promoção de ponderação sobre a urgência da resolução desta problemática.

Este livro dirige-se essencialmente a investigadores (académicos ou industriais) e também a quem desempenhe funções em instituições, públicas ou privadas, de apoio, de divulgação e de avaliação da investigação científica.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE