Coimbra

Lousã recebe teórico que revolucionou o ensino da educação física

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 13-10-2015

A Freguesia de Lousã e Vilarinho comemora o décimo aniversário dos Jogos da Freguesia com um Encontro Internacional de Jogos Tradicionais, de 27 a 30 de outubro de 2015, que inclui conferências, uma exposição de jogos mundiais e uma mostra de jogos aos vivo pelas crianças das escolas do 1.º ciclo do ensino básico. 

PUBLICIDADE

Destaca-se a presença de um dos mais reconhecidos teóricos das ciências do desporto, Pierre Parlebas, da Universidade de Sorbonne em Paris, autor da teoria da praxiologia motriz, que revolucionou a forma de encarar cientificamente a Educação Física. Francês de 81 anos de idade, Parlebas foi pioneiro na sua área de estudos, sendo um dos primeiros teóricos mundiais a implementar uma terminologia técnica na pedagogia das atividades físicas e a efetuar uma abordagem sociológica e pedagógica do desporto e das atividades lúdicas desportivas, nomeadamente, os jogos tradicionais. A conferência decorre no Palácio da Lousã, às 19h00 de 28 de outubro.

O encontro começa com a apresentação do livro: “Jogos da Freguesia – 10 anos”, uma edição da Junta de Freguesia com contributos de Mário Maia, responsável técnico do evento, desde a primeira edição em 2006. A obra é uma recolha fotográfica sobre a história dos Jogos da Freguesia, que será apresentada pelo presidente da Junta de Freguesia, António Marçal, às 19h30, no Parque Carlos Reis.

PUBLICIDADE

publicidade

Uma mostra prática de Jogos da Freguesia e de Jogos do Mundo, com contributos dos participantes no Encontro Internacional, realiza-se na manhã de 30 de outubro, no Parque Municipal de Exposições, com a participação dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Lousã.

A reunião da Traditional Sports & Games Association (ITSGA) realiza-se também na Lousã, a 30 de outubro, no auditório da Biblioteca Municipal, onde estarão representantes de diversos países, nomeadamente, Portugal, Espanha, França, Bélgica, Itália, Irão, Tunísia, Turquemenistão, Tunísia, Tailândia, Etiópia e México.

PUBLICIDADE

Encontro Internacional de Jogos Tradicionais é organizado pela Freguesia de Lousã e Vilarinho em coordenação com o Laboratório de Jogos, Recreação, Lutas Tradicionais e Capoeira (LUDUS) da Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC) e tem o apoio institucional da Câmara Municipal da Lousã.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE