Coimbra

Linha do Oeste com novos horários e ligação a Coimbra

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 05-09-2013

A Linha do Oeste vai ter novos horários e ligações diretas a Coimbra a partir de domingo com o objetivo de adequar o serviço às necessidades dos passageiros, anunciou hoje a CP.

PUBLICIDADE

“As ligações entre Caldas da Rainha e Figueira da Foz passam a ser asseguradas através de correspondência com o serviço urbano de Coimbra na estação de Verride”, informa a CP – Caminhos de Ferros Portugueses, numa nota de imprensa sobre o novo modelo de oferta ferroviária na Linha do Oeste.

O modelo, que entrará em vigor dia 8 de setembro, estipula ainda alterações nos horários dos comboios urbanos entre Coimbra e a Figueira da Foz visando “uma oferta mais cadenciada e regular ao longo do dia”.

PUBLICIDADE

publicidade

Para dar resposta às necessidades específicas de mobilidade nas deslocações em hora de ponta, a empresa mantém um comboio rápido no período da manhã entre Figueira da Foz e Coimbra e no final do dia, no sentido inverso.

As alterações refletem, segundo a CP, a aposta no “aumento de competitividade do comboio pela adequação às reais necessidades de mobilidade das populações, potenciando o efeito de rede e facilitando o acesso à linha do Norte”, refere a mesma nota de imprensa.

PUBLICIDADE

O novo modelo surge depois de as autarquias e populações dos concelhos servidos pela Linha do Oeste [entre o Cacém e a Figueira da Foz] se terem oposto à intenção do Governo acabar com o serviço de passageiros entre as Caldas da Rainha e a Figueira da Foz.

Num estudo encomendado pela câmara das Caldas da Rainha foram sugeridas alterações para adequar o serviço às necessidades dos passageiros, entre as quais a ligação direta a Coimbra e a alteração de horários.

Sugestões que a CP vai agora pôr em prática, com base em “duas lógicas distintas de ligações na região”.

A norte das Caldas da Rainha “o comboio assume uma vocação de serviço de médio e longo curso com comboios diretos entre a Linha do Oeste e Coimbra e horários ajustados entre Caldas da Rainha e Leiria”, refere a CP, considerando estar a potenciar “o efeito de integração na restante rede com o acesso mais fácil e direto às ligações ferroviárias do Centro e Norte do país”.

Já a sul das Caldas da Rainha, a aposta “centra-se nas ligações de proximidade e curta distância, numa tipologia de serviço com caráter mais regional”, acrescenta a empresa.

A solução encontrada conta com o apoio das autarquias da região que “manifestaram o seu apoio a esta reformulação e vão também apoiar a divulgação do novo serviço às populações”, conclui a CP.

Os novos horários podem ser consultados em www.cp.pt, através do número 808 208 208 ou nas bilheteiras da CP.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE