Cidade

Empresa municipal limpa condutas para garantir qualidade da água da rede pública

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 10-01-2017

 

PUBLICIDADE

A empresa municipal Águas de Coimbra está a proceder, ao longo deste mês, à limpeza das principais condutas de distribuição de água do concelho. Esta intervenção obedece a um rigoroso planeamento de trabalhos e decorre de forma faseada, até ao dia 27 de janeiro.

aguas-de-coimbra

PUBLICIDADE

Sendo certo que a água distribuída pela Águas de Coimbra é de excelente qualidade para consumo humano, compete a esta entidade gestora garantir que a água atravessa as infraestruturas do sistema de abastecimento – nomeadamente, os reservatórios e as condutas de distribuição -, sem perder qualidade. Para isso, é necessário assegurar a higienização regular das infraestruturas que transportam a água.

A lavagem e desinfeção de reservatórios e tanques é já uma prática corrente, realizada anualmente, garantindoque o armazenamento de água é feito em ótimas condições. No que respeita às condutas de abastecimento de água, realizam-se descargas regulares, que permitem a libertação dos sólidos em suspensão na água. Esta prática, porém, não é suficiente para remover o chamado biofilme interior, ou seja, uma fina camada que se forma naturalmente pela acumulação de micropartículas transportadas pela água.

PUBLICIDADE

publicidade

A presença de um biofilme no interior de condutas de água pode comprometer a qualidade da água e, inclusivamente, tem como consequência direta a distribuição de uma água turva, com a presença de partículas em suspensão, o que provoca um impacto negativo nos consumidores.

A realização da limpeza do interior das condutas, executada de forma regular e sistemática, é já uma prática observada pelas entidades gestoras de água dos países mais desenvolvidos.

Relativamente à metodologia usada para a remoção do biofilme, a Águas de Coimbra vai usar a técnica que considera ser mais eficaz e com menor risco para a qualidade da água, que consiste na utilização de água e injeção de ar de forma descontinuada. Desta forma, consegue-se remover o biofilme, além de sedimentos e areias existentes nas condutas.

A Águas de Coimbra fez um levantamento das condutas que serão alvo de intervenção, com base nos relatórios das análises feitas à água e no registo de algumas queixas de clientes que detetaram alterações na água que chega às suas torneiras. Com estes dados, identificaram-se as condutas de maior diâmetro que situam a montante das zonas onde se registaram alterações na qualidade da água. É sobre essas grandes condutas que vão incidir as ações de higienização, abrangendo um total de 14266 metros destas infraestruturas.

Estas intervenções obrigam, em alguns casos, à interrupção do fornecimento de água aos consumidores, em períodos noturnos, que serão avisados caso a caso, de acordo com os procedimentos habituais desta empresa municipal.

A Águas de Coimbra apela à compreensão dos consumidores para os incómodos que possam resultar dessa situação, assegurando que tudo fará para encurtar o período de intervenção na rede e as consequentes perturbações no fornecimento de água. Esta é, todavia, uma ação que contribui decisivamente para a qualidade do serviço que esta empresa municipal presta aos seus clientes.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE