Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Vamos

Alfredo Mota apresenta Do transmontano Miguel Torga ao coimbrão Adolfo Rocha

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 10-02-2015

A Câmara Municipal de Coimbra promove, na Casa-Museu Miguel Torga, um ciclo de conferências que intitulou “Quartas no Torga”, com o propósito de difundir a personalidade e a obra do escritor/poeta transmontano, de forma intimista, ouvindo pessoas que privaram com Torga ao longo da sua passagem por Coimbra.

PUBLICIDADE

alfredo_mota1 (1)

Cabe a Alfredo Mota (médico, professor de Urologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e diretor do Serviço de Urologia e Transplantação Renal do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra), que privou com o escritor durante vários anos, dar início ao ciclo de conferências, no ano em curso, desenvolvendo o tema “Do transmontano Miguel Torga ao coimbrão Adolfo Rocha”. A conferência realiza-se no dia 18 de fevereiro, às 18h00, na Casa-Museu Miguel Torga (Praceta Fernando Pessoa, nº3).

PUBLICIDADE

publicidade

Alfredo Mota conheceu e começou a conviver com Miguel Torga ainda estudante, por volta de 1970. Desde essa data, e até ao falecimento de Adolfo Rocha, muitas foram as horas de convívio, de conversas, de ensinamentos, de conselhos com o poeta e com o médico.

No ano em que se assinalam 20 Anos sobre o desaparecimento do poeta, Alfredo Mota falará do seu papel no diagnóstico da doença de Torga, que viria a tornar-se fatal, e do encaminhamento do paciente para o Instituto Português de Oncologia de Coimbra para fazer quimioterapia.

PUBLICIDADE

O conferencista conhece, naturalmente, a obra de Miguel Torga, mas não se intitula um expert em estudos torguianos. Mas é, sobretudo, o relacionamento pessoal, o conhecimento que tem do homem, do médico, do transmontano, algumas histórias pessoais e alguns aspetos da obra torguiana que mais o marcaram, que Alfredo Mota partilhará com o público: sendo ateu, a sua religiosidade, o seu patriotismo físico (em relação à terra) e cultural (em relação a Camões e a Pessoa), a sua independência política, a sua postura cívica do “antes quebrar do que torcer”

A iniciativa tem acesso gratuito, embora com lotação limitada ao espaço disponível na sala.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com